Se você é daquelas pessoas que quando pensa no roteiro europeu, já o monta com base nas cidades com os melhores museus e que mais representam a história da arte no mundo, aqui vai nosso TOP 10 com as cidades obrigatórias em seu planejamento.
Se você procura uma cidade onde basta estar para ver e respirar arte, essa cidade é Roma. Com inúmeras possibilidades, você se delicia com tanta história, arte, cultura e se impressiona com suas construções milenares. Seja uma ruína como a do Foro Romano; igrejas como o Pantheon, a Santa Maria del Popolo ou a Santa Maria dei Miracoli; as fontes belíssimas como a Fontana di Trevi ou Fontanella degli Innamorati, que garante fidelidade eterna aos casais que beberem juntos a sua água. Sem esquecer, é claro, do lindo e majestoso Coliseu, parada obrigatória para todo e qualquer visitante.
É em Roma que também que encontramos o Vaticano com sua Basílica de São Pedro e seus museus com o melhor e maior acervo de arte sacra renascentista do mundo!
Juntamente com Roma e Florença, Veneza é considerada como a “terra dos sonhos” da Itália. Com suas gôndolas deslizando pelos canais que unem suas ilhas, cortados por pontes em arco que imortalizaram a cidade que atrai visitantes do mundo todo. Obrigatório conhecer a Piazza San Marco no final da rua Mercerie, onde verá a Torre Dell’Orologio, a Basílica de San Marco e Campanile e o Palazzo Ducale, grande obra da arte gótica.
Considerada por muitos como berço da arte e cultura europeia, Florença é a grande referência artística e cultural dos séculos XV e XVI, rumo ao Renascimento. Capital da Toscana, a cidade, que fica às margens do Rio Arno, possui aproximadamente 40% do acervo artístico da Itália em seus museus e ruas. Incrível, não? Não é atoa que atraiu escritores e pensadores como Dante Alighieri, Galileu, Maquiavel, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e Donatello. No roteiro não pode faltar o Palazzo Pitti (antiga residência da família Medici), o Jardim de Bóboli e a Igreja Santo Spirito. Além, é claro, de andar pelo centro histórico da cidade com sua maravilhosa Duomo, a Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio, a Galeria Uffizi, as igrejas Santa Croce e Santa Maria Novella.
Dica: Para atravessar o Rio Arno, opte pela Ponte Vecchio. Não se arrependerá!
Passeio obrigatório para os viajantes que estão passando por Paris, chegar a Versalhes para conhecer seu palácio é bem tranquilo, basta usar o RER (Réseau Express Régional), uma rede de trens expressos com conexões regulares a várias estações do metrô de Paris. O trajeto leva cerca de 40 minutos. A construção, que impressiona pelos extravagantes detalhes, pelos imensos jardins e pela a imponência do palácio, foi construída pelo Rei Luís XVI, transformando sua propriedade de caça em um centro do poder da realeza francesa.
Dica: Não perca o famoso pôr do sol sentado na escadaria do Palácio. É motivo de aplauso.
Conhecida como centro do design e arquitetura catalã, a cidade do famoso Antoni Gaudí é repleta de obras do arquiteto. Não tem como não se encantar passeando pelas Ramblas com seus prédios incríveis, como a Casa Milà “La Pedreira” ou Casa Batló. Tomar um café sentado no Parc Güell, observando todas aquelas cores e diferentes moldes, visitando o Museu de Gaudí dentro do próprio parque, não deixando para trás o Palau de la Musica, Museo Picasso, La Sagrada Família e o Parc Montjuic.
Centro econômico da Itália, quem visita Milão não busca tendências e ideias à toa. A arte e o design são os pontos mais marcantes da cidade tida como uma das mais cosmopolitas do país que, assim como a maioria das cidades italianas, é um verdadeiro museu ao ar livre, com lugares como a Duomo, terceira maior catedral gótica do mundo, a Pinacoteca di Brera e o teatro Scala Milão, que garantem momentos incríveis a todo visitante.
Dica: Não deixe de visitar o Museu da Ciência e da Técnica Leonardo da Vinci, onde poderá ver de pertinho algumas obras do artista e inventor e o Convento de Santa Maria dele Grazie, que tem em seu refeitório o original da Santa Ceia.
Destino obrigatório na rota das artes na Europa, a tão famosa Cidade Luz é conhecida por ser uma das mais românticas do mundo e por oferecer tesouros da arte e da cultura em inúmeros lugares belíssimos pela cidade. Seja visitando a Catedral de Notre Dame, a Basílica de Sacré-Coeur ou o Museu do Louvre, antigo palácio do século 12 que foi convertido em um dos museus mais visitados do mundo, com média de oito milhões de visitantes/ano. Sem esquecer, é obvio, da tão procurada Torre Eiffel, símbolo de Paris e do romantismo que a cidade desperta em seus visitantes e moradores.
Localizada no Estreito de Bósforo, Istambul já foi nomeada como capital europeia da cultura em 2010. Com sua arte bem tradicional, é repleta de riquezas, com construções históricas como a antiga catedral – hoje museu – bizantina Hagia Sophia; a chamada Mesquita Azul, cujo nome oficial é Mesquita Sultão Ahmed; o Palácio Topkapi e a Torre de Gálata, construída pelos genoveses. Além do Grande Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados do planeta, cheios de cerâmicas e artesanatos tradicionais na cultura turca.
A capital britânica é considerada por muitos roteiro obrigatório para os amantes de arte. Não é à toa que alguns dos pontos turísticos mais visitados são os museus. Seja o Museu Britânico, com seus mais de sete milhões de objetos expostos, passando por Tate Modern, considerado um dos museus de arte moderna mais importantes do planeta, com obras datadas de 1900 até os dias de hoje ou então o National Gallery, com sua obras anteriores a 1900, a cidade oferece opções para todos os estilos.
Dica: Não deixe de passear pela Mayfair, bairro chique de Londres que abriga algumas das galerias de arte mais tradicionais da Inglaterra, como Gagosian, Pace, Hauser & Wirth, Michael Werner, David Zwirner.
Com um roteiro de arte espetacular, Viena encanta com seus museus maravilhosos, como o Museu da História da Arte, que possui um acervo dedicado ao pintor belga Pieter Brueghel, incluindo a Torre de Babel e O Estúdio do artista Johannes Vermeer; O Albertina, museu de artes gráficas e o Museu do Sigmund Freud, onde antes foi seu consultório. Além das igrejas, como Votivkirche, com estilo neogótico que impressiona pela imponência e detalhes.
Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…