Para um brasileiro intercambista, promoção (ou SALE em inglês, como costumamos ver muito pelas lojas da Irlanda) é uma palavra que faz os olhos brilharem. Economiza daqui, compra no reduced dali, se rende às tentações da Penney’s e muitas vezes sonha com algumas das famosas marcas que a capital ou outras cidades irlandesas tem a oferecer.
Mas a palavra economia não é exclusividade apenas para os brasileiros. Há diversas formas de garantir uma boa pechincha na Irlanda e uma das opções está em algo que, principalmente as luluzinhas adoram fazer: comprar roupas.
Por aqui, a cultura das roupas de segunda mão (e isso pode se estender para livros e objetos) é bem comum. Dublin, apesar de não ser nem de longe do tamanho de metrópoles do Brasil, é uma cidade totalmente multicultural, onde se encontra absolutamente tudo que é gente, de todos os estilos.
As chamadas Second Hands (famosos brechós ou lojas de segunda mão), podem ser encontradas por toda a cidade. Há para todos os gostos, desde as mais baratas até as mais chiques. A grande maioria delas apoia alguma causa social, como luta contra o câncer, pobreza, pessoas desabrigadas, etc.
O roteiro sugerido por Sarah inicia em Rathmines e vai até o centro da cidade. Pelo meio do caminho encontramos outros e adicionamos na listinha abaixo.
A sociedade St. Vincent de Paul existe na Irlanda desde 1844 e luta contra a pobreza. Com mais de 20 lojas espalhadas só por Dublin, esta é uma filial pequena. Entre os vários tipos de roupas lá é possível encontrar vestidos de gala e para ocasiões especiais.
O trabalho desta Charity Shop (loja de caridade) é voltado para arrecadar fundos para as crianças em vulnerabilidade social. Lá é possível encontrar bons vestidos e também casacos com bons preços.
A instituição de luta contra a pobreza possui várias lojas. A filial de Rathmines costuma receber, também, doações de lojas, o que acaba deixando o brechó com uma quantidade considerável de itens repetidos.
A loja é bem organizada e é reabastecida frequentemente com boas peças. São mais de 20 pelo país e todo o dinheiro arrecadado é destinado à luta contra o câncer. Lá é possível encontrar uma boa variedade de livros e itens infantis, além de artigos para a casa.
Também com boas opções de vestidos e casacos para mulheres. A causa em defesa aqui são as pessoas desabrigadas, sem um teto. A renda da loja vai para a compra de alimentos e bebidas que são distribuídas diariamente nas ruas da Irlanda.
Com uma seção variada de roupas vintage e bons preços, a loja é conhecida por fazer promoções colocando peças a 2 euros. A organização atua em defesa da melhoria de vida e serviços para pessoas idosas.
Como já falamos, algumas das Charity Shops possuem filiais por toda a cidade ou país. Essa é uma delas. Lá é possível encontrar mais objetos e acessórios ou “bugigangas”.
Esta loja defende uma causa delicada: pessoas com epidermólise bolhosa, doença do tecido conjuntivo que causa a formação de bolhas na pele, deixando a pele sensível e frágil. Como a quantidade de Charity da instituição não é muito grande, há abundância de estoque, com peças bem selecionadas.
Desde 1974 lutando contra a violência doméstica e defendendo as mulheres, a loja possui itens mais femininos, com um estilo um pouco mais diferente e moderno.
Rica em conteúdo, é possível encontrar tudo nesta loja, desde roupas para o dia a dia até mais sofisticadas.
Com uma grande demanda de vendas, por estar já localizada no centro da cidade, é uma das lojas que recebe novidades com frequência, mas para quem quer achar algo legal é preciso procurar com certa constância.
Com dois andares de loja, lá também é possível encontrar peças vintage e peças para homens.
Com uma seção vintage um pouco mais cara, é possível encontrar boas peças. A loja conta com uma seção especial para noivas, onde é preciso de reserva para acessar, mas vale a visita.
Esta é uma daquelas lojas que possui de tudo: bugigangas, itens de decoração, livros, sapatos, roupas e tudo que a sua imaginação permitir. Basta um pouco de sorte e paciência para garimpar os melhores itens.
A Capel Street, localizada no lado ímpar do rio, também possui uma boa variedade de brechós e Charity Shops. Nem sempre é possível encontrar peças perfeitas, mas é o velho ditado que está em questão: quem procura, acha.
Via Hunt and Gather
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…