O Governo português já assumiu que está de portas abertas para estrangeiros. Por meio da criação de benefícios e mudanças nas leis de imigrantes, o objetivo é promover o desenvolvimento de uma sociedade intercultural e a integração desses estrangeiros na comunidade local. E, consequentemente, alavancar a economia do país com acesso à mão de obra qualificada.
De acordo com dados do último levantamento feito pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 430.000 estrangeiros residem legalmente em território português, o número mais alto registrado pelo SEF desde sua criação, em 1973.
Confira as últimas iniciativas de Portugal para chamar imigrantes:
A Lei de Estrangeiros de Portugal foi reformulada em 2017 e facilitou muito a vida daqueles que sonhavam em morar em terras lusitanas. Processos burocráticos foram cortados, outros reduzidos, alguns simplificados. Tudo isso para facilitar a entrada dos imigrantes, principalmente aqueles que desejam estudar ou trabalhar em Portugal.
Uma das principais mudanças diz respeito ao Visto de Estudante. A Lei tornou mais rápido e eficaz o processo de autorização de residência dos futuros estudantes em instituições de ensino portuguesas. Alguns dos benefícios:
Leia também: Como se candidatar a uma universidade em Portugal
E quem pretende tirar o visto de trabalho para Portugal também vai se beneficiar do privilégio de não precisar ir pessoalmente ao consulado português do seu país.
Quem já está em Portugal e vai renovar o visto também ganhou uma ajudinha. A própria instituição de ensino ou empresa contratante realiza o agendamento. A medida tem a intenção de agilizar os prazos e regular a situação do imigrante antes da expiração do visto, seja ele de estudo ou trabalho.
Confira tudo o que mudou na Lei dos Estrangeiros
Divulgado no ano passado pelo governo português, o Startup Visa tem o objetivo de atrair empreendedores com ideias inovadoras e lucrativas de empresas para o país. A maior vantagem desse visto é se inserir e receber os incentivos do Programa de Startups de Portugal, além de, é claro, a permissão de residência.
Quem aplicar para o Startup Visa também será dispensado do pedido de visto pessoalmente, assim como todo o processo de entrevistas. Para entrar com o pedido, basta estar dentro das exigências do regulamento. Confira:
Confira também: Vistos para Portugal: tudo o que você precisa saber
Enquanto o Startup Visa tem a intenção de atrair empreendedores para abrir empresas, os profissionais altamente qualificados ficam por conta do Tech Visa. O objetivo é impulsionar o setor tecnológico do país, que anda carente de mão de obra.
A medida faz parte da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo Startup Portugal e autoriza aos profissionais que apresentarem as qualificações necessárias residir no país. Designers, engenheiros de software, cientistas da computação, programadores são os mais requisitados pelas empresas.
Um detalhe importante sobre o Tech Visa é que as empresas precisam se candidatar ao programa, serem aprovadas e certificadas e, somente depois disso, atuarem na contratação de estrangeiros. Ou seja, não é possível aplicar para o visto somente com as qualificações necessárias e sem uma oferta de emprego.
Algumas das empresas certificadas no programa Tech Visa em Portugal são:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…