3 parcerias entre Irlanda e Brasil que você deveria conhecer

Segundo o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnologico – CNPq, em visita ao Brasil, em 2012, o presidente irlandês Michael D. Higgins demonstrou interesse em aumentar a ligação entre as duas nações e começou ampliando o acordo com o Ciência Sem Fronteiras (CSF). Para se ter uma ideia, no último ano um total de 1.123 alunos foram selecionados e se juntaram aos outros 2.158 brasileiros que já tiveram a oportunidade de estudar na Irlanda através do programa federal nos últimos anos.
Mas, você conhece as outras parcerias que existem entre os países?

SFI, Confap e Faperj

O Brasil firmou, no início do ano, duas alianças com a Irlanda, já parceira de pesquisa em áreas como Energia Sustentável, Bioagricultura, Tecnologia da Informação e Nanotecnologia. Os novos acordos garantirão o aumento de colaborações entre os dois países, de forma que ambos, reconhecidos como potências científicas em ascensão, continuem a crescer.

As assinaturas dos Memorandos de Entendimento entre a Science Foundation Ireland – SFI & Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap e SFI & Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj inauguraram a “I Semana da Ciência Brasil Irlanda”, que aconteceu em fevereiro no Dublin Castle, na capital irlandesa.

Créditos: Pixabay.

RBI (Research Brazil-Ireland)

A RBI reúne instituições de ensino superior irlandesas e centros de pesquisa como um consórcio para conduzir uma abordagem nacional coordenada, para promover a reputação científica e tecnológica da Irlanda no Brasil e para realçar a atratividade da Irlanda como um parceiro internacional para a pesquisa.

O programa desenvolve pesquisas e ligações educacionais entre os dois países em cinco áreas temáticas: Tecnologias de Informação e Comunicação; Ciências e Tecnologias do Ambiente; Materiais Avançados e Nanotecnologia; Biopharmaceuticals, Biotecnologia e Saúde; Energia Sustentável e Agroprodução.

Continua após a publicidade

Esta cooperação estratégica, que tem ajudado a aumentar o número de intercambistas pesquisadores em diversos níveis – doutorandos, pós-doutores, professores e pesquisadores sênior – está sendo financiada pela agência estatal de financiamento da investigação, Science Foundation Ireland – SFI, que designou o Brasil como país prioritário para as parcerias de pesquisa e educação.

Créditos: Pixabay.

Institute of Technology Ireland

No início do ano, a Ministra de Educação da Irlanda, Jan O’Sullivan, anunciou o novo Programa de Bolsas de Estudo, patrocinado pelos Institutos de Tecnologia da Irlanda (IOTI – Institute of Technology Ireland). Um total de €150.000. Sim, acreditem!

O objetivo é dar continuidade ao próspero legado do programa Ciência sem Fronteiras na Irlanda, convidando ex-bolsistas a voltar ao país e participar de um programa de Mestrado, Profissional ou Acadêmico. Até o momento, os Institutos de Tecnologia irlandeses receberam 1.000 estudantes brasileiros em seus campi. Com este programa, os mesmos cobrirão os valores referentes à matricula e às taxas acadêmicas, e cada bolsista receberá o equivalente a €5.000 para cobrir gastos relacionados a acomodação e outras despesas.

Um total de dez bolsas serão concedidas pelas instituições acolhedoras para estudantes iniciando o ano acadêmico em 2015/2016 ou 2016/2017. As inscrições encerram em maio. Vale ficar atento no próximo ano!

Revisado por Tarcisio Junior

Carol Braziel

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Recent Posts

Para onde viajar em novembro para o exterior?

Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…

4 de novembro de 2024

Plataformas de investimento online: as melhores em 2024

As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…

4 de novembro de 2024

O que é Movember: por que deixar o bigode crescer em novembro?

Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…

3 de novembro de 2024

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024