Como muitos sabem, em setembro de 2014 começaram os burburinhos sobre possíveis mudanças nas leis da imigração para não europeus, o que acabou gerando uma grande preocupação para os que planejaram estudar na Ilha. No entanto, em dezembro de 2014, certos aspectos foram contestados juridicamente, tendo sido obrigado a revisões que foram aprovadas em 20 de Maio de 2015.
Segundo o governo irlandês, tais reformas foram projetadas para impulsionar a mudança de forma real e duradoura no setor e auxiliar no enfrentamento do abuso do mercado no regime de imigração e de trabalho, além de melhorar a qualidade geral dos cursos oferecidos aos estudantes internacionais e a protegê-los perante instituições corruptas.
Como uma das principais mudanças, foi divulgada em junho de 2015 a chamada Lista Provisória dos Programas Elegíveis, ou ILEP. Conheça as 3 principais universidades da Irlanda para que você, que pretende aterrizar na Ilha para cursar a graduação, se planeje com mais tranquilidade. Afinal, não é uma escolha fácil pra vida e pro bolso morar fora do país.
Lembrando que se você não é um estudante da UE, terá de pagar a “tuition fee” nas universidades e faculdades na Irlanda, que nada mais é do que valor cobrado pela anuidade do curso, já que não existem mensalidades. O pagamento dessa taxa geralmente é solicitado à vista e antes do início das aulas, sendo poucas as universidades que dão a opção de parcelamento. O valor varia bastante entre as instituições, assim como os programas de estudo ao longo dos anos. Por isso, recomendamos que, mesmo com os valores citados nesse artigo, você verifique diretamente com a universidade ou faculdade de sua escolha o valor atualizado exato da taxa para o programa de estudo que você está interessado.
Pois é, os valores são caros, mas não podemos esquecer que as três universidades citadas oferecem sistema de bolsa de estudos para graduação e pós graduação. Vale a pena se manter atualizado! (Não deixe de conferir o sites das próprias universidades para verificar os requisitos e datas de inscrição para bolsas). Está com mais dúvidas? Leia o artigo “Como funciona o ensino superior na Irlanda”.
Conheça um pouco mais sobre 3 maiores universidades…
Fundada em 1975, a DCU ganhou status de universidade em 1989. Com cerca de 12 mil estudantes atualmente matriculados, a universidade, que fica na região norte de Dublin, é considerada como uma das que oferecem altíssima qualidade no ensino, apoiando sempre a inovação e empreendedorismo de seus alunos. Não deixe de acessar o site e verificar a lista com todos os valores de cada curso.
Fundada em 1845, a National University of Ireland, Galway também tem uma classificação de cinco estrelas no sistema de avaliação QS Stars, e está classificada atualmente no 280º lugar na QS Wold University Rankings. Com mais de 17 mil estudantes matriculados, tem sua sede na cidade de Galway, na costa ocidental da Irlanda. Confira os valores de cada curso.
Fundada em 1592, a Trinity College Dublin é a mais antiga instituição de ensino superior da Irlanda e uma das sete universidades mais antigas considerando o território do Reino Unido e da Irlanda. Atualmente, é considerada a universidade mais prestigiada do país, tendo conquistado a 71º posição no University Rankings Mundial. Com cerca de 17 mil estudantes matriculados atualmente, oferece cursos nas áreas de Artes; Humanas e Ciências Sociais; Engenharia; Matemática e Ciências; e Ciências da Saúde. Não deixe de ler nosso artigo “Já pensou em estudar na Trinity College?” e conferir os valores referentes a cada curso.
Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…