Quem mora em Dublin provavelmente já se deparou com alguns dos tradicionais ônibus de dois andares da cidade totalmente pintados de branco. A maioria desses veículos leva alguma publicidade relacionada a casamentos, mas o fato comum a todos é que eles realmente são utilizados para transportar os convidados durante as cerimônias.
Porém não acredite que essa é a única particularidade que ronda a cerimônia de casamento na Irlanda! Hoje listamos quatro delas.
Festa de casamento tem que ter bolo, não? Por aqui isso não é diferente! Outra curiosidade é que o bolo tradicional utilizado nos casamentos irlandeses têm algumas características com as quais não estamos muito acostumados.
Para começar, ele deve ser preparado pelo menos um mês antes da cerimônia, pois assim todos os sabores ficam bem apurados. Ele é feito com frutas secas – como uva passa, groselha, cereja cristalizada e amêndoa picada – farinha, açúcar mascavo, sumo de limão, ovos e manteiga. Some a isso algumas especiarias, como cravo, canela, gengibre e noz-moscada. O resultado é um bolo que tem vida longa, podendo ser guardado para ocasiões especiais, como o aniversário de casamento ou nascimento do primeiro filho.
O serviço de wedding bus é operado pela empresa Dublin Bus, a mesma responsável pelo transporte público da cidade. Ele oferece mais comodidade aos convidados que, inclusive, podem beber um pouquinho a mais sem se preocupar em dirigir de volta para casa.
Os ônibus têm capacidade para acomodar até 74 pessoas sentadas e, para a ocasião, todo o interior é decorado com flores. Além de transportar os convidados da igreja até a festa, depois cada um dos passageiros é deixado na sua própria casa. O preço do serviço gira em torno de 500 euros, podendo ter algumas taxas extras, que variam de acordo com o horário e distância a ser percorrida.
Assim como no Brasil, empresas particulares também prestam esse tipo de serviço. Por aqui, há até algumas companhias que oferecem ônibus vintage para o transporte durante os casamentos.
No dia do casamento, as noivas irlandesas costumam carregar uma ferradura da sorte pequena, que pode ser utilizada ao redor do pulso, como um acessório ou um pingente no pescoço.
Acredita-se que a expressão “Lua-de-mel” é derivada de uma tradição irlandesa seguida por recém-casados. Estes deveriam beber o Bunratty Mead durante um mês. Esse mês é chamado de “mês de mel”, vindo daí a expressão conhecida até hoje. A bebida doce é uma das mais antigas formas de vinho e tem a fama de aumentar a virilidade.
Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…