Quando decidimos embarcar em um intercâmbio, na maioria das vezes vamos sozinhos e de peito aberto para novas descobertas e aventuras. Essa é uma atitude importante para sua experiência dar certo e você não se sentir sozinho longe de casa.
Um país novo significa uma língua nova que deve ser aprendida ou aprimorada, novos amigos que vão chegar, uma nova cultura para conhecer e se adaptar, um estilo de vida diferente e muitos outros desafios que aparecerão pela frente.
Algumas pessoas ficam perdidas e não sabem bem o que fazer ou onde ir para conhecer outras pessoas e recomeçar uma vida social.
Aqui na Irlanda, é muito comum encontrar eventos que, além de promover e estimular a prática da língua inglesa, aproveitam para socializar os recém chegados. A maior parte desses eventos é realizada em locais públicos, como pubs ou bibliotecas, e muitas vezes são gratuitos.
Os eventos de Language Exchange ou Conversation Exchange, como são chamados, recebem pessoas de diferentes nacionalidades, com sotaques diferentes ao falar e de todos os níveis de inglês. Além da língua, é um bom momento para fazer novas amizades, sair um pouco de casa e espantar aquela preguicinha que o frio e a chuva despertam.
Separamos alguns desses eventos que acontecem regularmente em Dublin para vocês conhecerem!
São eventos gratuitos, realizados todas as semanas nas bibliotecas públicas espalhadas por Dublin: em Ballymun, Cabra, Central Library, Coolock, Donaghmede, Pearse Street, Pembroke, Raheny e Walkinstown. As datas e os horários podem variar (veja no site oficial) – é aconselhável verificar com antecedência. Além do inglês, são realizados encontros para aprimorar outras línguas, como o francês, o português e o gaélico.
Além de praticar suas habilidades de linguagem com nativos e estrangeiros através da conversação, você também pode aprender muito sobre a cultura, política e economia do país.
Esse talvez seja um dos encontros mais populares aqui em Dublin. O Language Exchange Ireland cobra uma taxa de participação de 5 euros (ou 4 euros para estudantes) e ainda possuem um sistema de fidelidade onde a cada 5 eventos que você participa, o 6º será de graça.
O evento é bem organizado, começa com um esquema parecido com o “speed dating”, onde você senta frente de frente com um nativo do idioma que está aprendendo e a cada 5 minutos você troca de parceiro. O evento acontece às segundas e quintas, às 18:30h, em diferentes locais (consulte o site para mais informações).
O objetivo deste grupo é reunir as pessoas de diversas nacionalidades e promover suas línguas e culturas. São dois encontros por semana: um encontro gratuito às terças e outro às quintas, onde é cobrada taxa de 4 euros para participação – sempre no Temple Bar.
O grupo também promove algumas atividades, como Pub Crawls e Quiz, sempre divulgados na página do Facebook.
Atenção: Segundo o próprio grupo, este encontro não é só para quem quer aprimorar o inglês. É também para quem quer aprimorar outra língua, então é possível que você precise conversar em português com alguém que esteja aprendendo nosso idioma.
Você ainda pode aproveitar as aulas gratuitas que são oferecidas por muitas agências (verifique com a sua se ela oferece esse serviço extra) ou em algumas escolas de inglês bem tradicionais na Irlanda. Essas aulas servem para treinar novos professores e não são exatamente como um curso regular, mas com certeza vão te ajudar a aprimorar a língua inglesa e a conhecer outras pessoas.
As aulas, normalmente, são divulgadas pelas escolas nas redes sociais já com um calendário fixo. Em alguns casos, a pessoa deve se comprometer a frequentar todas as aulas, em outros basta aparecer no dia e horário para participar.
Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…