Os irlandeses adoram o Natal. Nessa época, Dublin fica ainda mais bonita, com as luzes natalinas e as pessoas bem humoradas, já em ritmo de festa. Porém, quando chega a virada do ano, a capital irlandesa pode não ser o destino mais animado pra quem gosta das grandes comemorações de Ano Novo.
Se você gosta de um bom pub, a festa está garantida, porém o New Year’s Festival, que inclui a festa da virada no centro, custa 29,90 euros (e pode pesar um pouco no bolso do intercambista).
Portanto, se você está com altas expectativas e esperando curtir uma festa daquelas pelas ruas da cidade durante o réveillon, pode ser mais interessante visitar outras cidades mais tradicionais por isso, como Edimburgo, Londres, Paris, entre outras.
Show da virada em Dublin é pago. Foto reprodução New Year Festival
Dizer que nada acontece em Dublin não é bem verdade, já que todos os anos a cidade conta com um festival para celebrar a virada. A questão é que os preços dos ingressos e o repertório de bandas participantes não são grandes atrativos para o público, que muitas vezes prefere ficar em casa e acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela TV.
Este ano, o show da virada será realizado no Custom House Quay, a partir das 20h, e contará com a apresentação do badalado Gavin James. Os ingressos custam 29,90 euros.
Esqueça os fogos de artifício. © Shaffandi | Dreamstime
Para quem associa a virada de ano com os espetaculares shows de fogos de artifício, como aqueles que ocorrem na praia de Copacabana, Avenida Paulista e outros endereços pelo Brasil, Dublin pode ser decepcionante, já que isso não acontece por aqui. Aliás, se você não sabia, a utilização de fogos de artifícios são bem restritos na Ilha e você pode sofrer sérias penalidades caso se aventure a soltar um.
Ano Novo de irlandês também é no pub, mas prepare-se, eles vão estar lotados. © Richard Gunion | Dreamstime
Uma opção para quem quer curtir a noite é se dirigir aos bons e velhos pubs irlandeses. Aliás, essa é justamente a opção de praticamente todas as pessoas que não querem passar a virada em casa. Se você não curte muito lugares cheios, fique atento, pois pode ser preciso um pouco de paciência para esperar ser atendido nos balcões.
Vai encarar a noite da virada de pub em pub? Se prepare para a friaca. Crédito: Shutterstock
Está aí outro motivo que desencoraja muita gente a sair de casa. Geralmente, as temperaturas na véspera do ano novo são congelantes e muitas vezes acompanhadas por chuva. Por isso, a maioria dos brasileiros opta por hibernar na companhia de amigos e fazer aquela New Year’s Home Party.
O povo não vai estar todo de branco? Crédito: Shutterstock
Sabe aquela história de todo mundo em busca pelo melhor white look para fazer aquela foto clássica da festa da virada? Essa tradição não ocorre por aqui. Pode usar a cor que você quiser!
E se você pensa que o réveillon pacato é uma exclusividade de Dublin, nas outras cidades do país o clima é o mesmo – tudo bem calminho e tranquilo.
Happy New Year
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…