É bem verdade que o estudante que chega à Irlanda, na maioria das vezes, desembarca focado no curso de inglês e em melhorar a fluência. Porém, principalmente para quem vai ficando, a Irlanda oferece várias opções criativas para quem quer ir muito além do idioma ou vislumbra descobrir uma nova atividade profissional.
É nesse cenário que surgem vários cursos de curta duração para quem pretende se aventurar em outras áreas, como a do campo das Artes. Se você quer tirar o máximo proveito da sua temporada na Irlanda, selecionamos alguns estúdios e espaços de aprendizado das principais veias artísticas da cidade.
A arte do movimento do corpo chama a atenção pela quantidade de companhias que têm sede em Dublin.
São inúmeras escolas, como a Dance Ireland, que desenvolve em seu estúdio todas as formas de dança, além de ter um corpo de balé. A escola realiza masterclasses e oficinas coreográficas lideradas por uma gama de professores convidados, nacionais e internacionais.
O mesmo princípio tem a The Dance Institute, que apresenta como missão promover autoconfiança e paixão pela dança nos alunos. Criado em 2009, o instituto oferece aulas de balé, jazz, sapateado, dança contemporânea, teatro musical e, até mesmo, a tradicional dança irlandesa, além de yoga e pilates para auxiliar o potencial dos bailarinos.
Leia também: Vale a pena trabalhar com artes cênicas na Irlanda?
Do clássico ao contemporâneo, as escolas de arte da Irlanda englobam todas as técnicas possíveis quando o assunto são as artes plásticas. Entre as que se destacam, está a Schoolhouse for Art, em Enniskerry, no condado de Wicklow.
Sediada em uma antiga escola infantil, o local é também espaço para exposição e encontros artísticos. Diversas técnicas são ensinadas por meio de workshops, desde óleo sobre tela até esculturas.
Por um lado bem mais contemporâneo, a All Out trabalha com workshops variados voltados à arte de rua. Com preços bem acessíveis, é possível saber mais sobre grafitagem, murais, stencil, entre outras técnicas em aulas em grupo que mais parecem um encontro despojado e criativo.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020
A música irlandesa tem características únicas no mundo. E quem visita a Irlanda deve conhecer, pelo menos, um lugar onde se toque a tradicional canção irish. E não é que tem uma escola que ensina a tocá-la?
A Waltons New School of Music tem cursos para “provar” a cultura irlandesa e seus sons. É justamente voltado a quem está visitando a Irlanda e deseja fazer uma imersão na música irlandesa em cursos rápidos de Bodhrán (instrumento de percussão tradicional irlandês) e Tin Whistle (pequena flauta de metal medieval), além da história da música irlandesa.
Outros inúmeros instrumentos musicais podem ser aprendidos em escolas de música na Irlanda. Entre as instituições de ensino, The Music Institute, no centro de Dublin, oferece cursos individuais e em grupo para o aprendizado ou potencialização de instrumentos como guitarra, piano, violino, saxofone, ukelele, além de composição e teoria musical.
Leia também: 4 universidades para se formar em artes cênicas na Irlanda
Um país conhecido por sua literatura de qualidade não podia deixar de apreciar e incentivar as artes cênicas. São inúmeros grupos teatrais espalhados pela ilha com uma grande concentração em Dublin, onde também são realizadas aulas de atuação.
A Gaiety School of Acting, no Temple Bar, sedia workshops e masterclasses aos fins de semana para aprimorar a arte dramática dos atores, atendendo necessidades específicas. Os workshops para adultos são realizados regularmente aos finais de semana.
Já Galway é conhecida por seu teatro de rua graças ao grupo Macnas de teatro. A companhia leva todos os anos a parada do Halloween às ruas de Dublin. Além de apresentações, o grupo também realiza aulas, workshops e vivências.
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…