O mercado de tecnologia abre 2017 com fôlego total e possui uma série de carreiras com alta demanda no exterior.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Comissão Europeia, a demanda por novos empregos no setor de tecnologia da informação e comunicação é de aproximadamente 120 mil vagas por ano na Europa. Assim, essa é, sem dúvida, uma oportunidade para profissionais qualificados no Brasil que queiram incluir no currículo uma experiência de trabalho em um país estrangeiro.
Mesmo assim, vale destacar aqui que nem sempre qualificação é garantia de se obter o tão sonhado trabalho no exterior. Outros fatores, como um certo domínio do idioma, além de burocracias envolvendo visto de trabalho para quem não possui cidadania europeia, também entram em questão.
O fato é que muitas dessas empresas buscam profissionais que possam trabalhar período integral, o que fica complicado no caso de estudantes. Na Irlanda, por exemplo, estes têm a carga horária de trabalho limitada a 20 horas semanais durante grande parte do ano. Porém, como já mencionamos anteriormente aqui nesse post, devido à elevada demanda de profissionais, o governo irlandês tem tornado mais acessível o processo de visto do país, o que aumenta as esperanças dos talentosos estudantes brasileiros que pretendem atuar no mercado de tecnologia irlandês.
Mas aí vem mais uma dúvida: quais as áreas mais promissoras? Portanto, confira agora quais os setores de TI com maior demanda por profissionais na Europa em 2017!
Um dos maiores objetivos das empresas em 2017 é garantir a integridade dos seus sistemas. Assim, o profissional formado em arquitetura da informação desenvolve políticas para o gerenciamento seguro dos sistemas em uma organização. Esses profissionais também são responsáveis pela detecção de intrusão, além de autenticação da rede e desenvolvimento de políticas de criptografia.
Os engenheiros de segurança realizam monitoramento de segurança, análise de dados, análise forense, detecção de incidentes de segurança e assistência na resposta.
Paralelamente, eles utilizam novas tecnologias e processos para aumentar a capacidade, ajudando a mitigar os riscos.
Os analistas de dados coletam e estruturam dados brutos, criando conjuntos de dados menores e mais gerenciáveis relacionados a eventos passados. Num aspecto geral, os empregadores procuram experiência em plataformas como OLTP, SQL e NoSQL.
Este setor vem crescendo à medida que as empresas aderem à governança e qualidade dos seus dados. Entretanto, muitos empregadores têm dificuldade em encontrar alguns critérios fundamentais em seus empregados: habilidades de negócios, estatísticas avançadas e matemática; além de habilidades de programação de TI.
Na verdade, esses profissionais são parte matemáticos, parte cientistas da computação e parte analistas de tendências. Essa é também uma carreira relativamente nova, que vem se tornando popular a menos de uma década.
Apesar de essa não ser uma das áreas com os salários mais promissores no setor de TI, ela possui uma das maiores demandas por profissionais e estima-se que essa demanda deve crescer ainda mais até o ano de 2024, chegando a 27%.
Possui qualificação e experiência em uma dessas áreas? Então confira também o nosso post sobre profissionais de TI que buscam vagas fora do Brasil para se inteirar melhor sobre o processo.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…