5 áreas de tecnologia com vagas na Europa

O mercado de tecnologia abre 2017 com fôlego total. Foto: Shutterstock

O mercado de tecnologia abre 2017 com fôlego total e possui uma série de carreiras com alta demanda no exterior.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Comissão Europeia, a demanda por novos empregos no setor de tecnologia da informação e comunicação é de aproximadamente 120 mil vagas por ano na Europa. Assim, essa é, sem dúvida, uma oportunidade para profissionais qualificados no Brasil que queiram incluir no currículo uma experiência de trabalho em um país estrangeiro.

Mesmo assim, vale destacar aqui que nem sempre qualificação é garantia de se obter o tão sonhado trabalho no exterior. Outros fatores, como um certo domínio do idioma, além de burocracias envolvendo visto de trabalho para quem não possui cidadania europeia, também entram em questão.

O fato é que muitas dessas empresas buscam profissionais que possam trabalhar período integral, o que fica complicado no caso de estudantes. Na Irlanda, por exemplo, estes têm a carga horária de trabalho limitada a 20 horas semanais durante grande parte do ano. Porém, como já mencionamos anteriormente aqui nesse post, devido à elevada demanda de profissionais, o governo irlandês tem tornado mais acessível o processo de visto do país, o que aumenta as esperanças dos talentosos estudantes brasileiros que pretendem atuar no mercado de tecnologia irlandês.

Continua após a publicidade

Mas aí vem mais uma dúvida: quais as áreas mais promissoras? Portanto, confira agora quais os setores de TI com maior demanda por profissionais na Europa em 2017!

Arquiteto de segurança

Um dos maiores objetivos das empresas em 2017 é garantir a integridade dos seus sistemas. Assim, o profissional formado em arquitetura da informação desenvolve políticas para o gerenciamento seguro dos sistemas em uma organização. Esses profissionais também são responsáveis pela detecção de intrusão, além de autenticação da rede e desenvolvimento de políticas de criptografia.

Engenheiro de segurança

Engenharia de segurança é outro setor com demanda de profissionais. Foto: Shutterstock

Os engenheiros de segurança realizam monitoramento de segurança, análise de dados, análise forense, detecção de incidentes de segurança e assistência na resposta.

Paralelamente, eles utilizam novas tecnologias e processos para aumentar a capacidade, ajudando a mitigar os riscos.

Analista de dados

Os analistas de dados coletam e estruturam dados brutos, criando conjuntos de dados menores e mais gerenciáveis relacionados a eventos passados. Num aspecto geral, os empregadores procuram experiência em plataformas como OLTP, SQL e NoSQL.

Cientista de dados

Este setor vem crescendo à medida que as empresas aderem à governança e qualidade dos seus dados. Entretanto, muitos empregadores têm dificuldade em encontrar alguns critérios fundamentais em seus empregados: habilidades de negócios, estatísticas avançadas e matemática; além de habilidades de programação de TI.

Na verdade, esses profissionais são parte matemáticos, parte cientistas da computação e parte analistas de tendências. Essa é também uma carreira relativamente nova, que vem se tornando popular a menos de uma década.

Desenvolvedor de web

Desenvolvedores de web estão entre os profissionais mais requisitados. Foto: Shutterstock

Apesar de essa não ser uma das áreas com os salários mais promissores no setor de TI, ela possui uma das maiores demandas por profissionais e estima-se que essa demanda deve crescer ainda mais até o ano de 2024, chegando a 27%.

Possui qualificação e experiência em uma dessas áreas? Então confira também o nosso post sobre profissionais de TI que buscam vagas fora do Brasil para se inteirar melhor sobre o processo.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024