Uma área em constante desenvolvimento e com demanda de profissionais na Irlanda é a de cuidador, conhecida por aqui como Carer ou Health Care Assistant.
Nós mencionamos por aqui as principais atividades do cuidador e o ponto de vista de alguns profissionais que trabalham nessa área na Irlanda. Assim, se você se identifica com esse trabalho e planeja seguir carreira nessa área, hoje vamos focar em alguns cursos que vão lhe garantir a certificação ideal para você aplicar para um emprego como carer.
O primeiro passo para atuar como carer na Irlanda é obter qualificação no curso de Healthcare Support, creditado pelo QQI / FETAC nível 5. Esse curso é composto por 12 módulos eletivos e consiste em uma preparação sólida para o mercado de trabalho, dando aos candidatos todas as habilidades básicas necessárias para atuar como cuidador. O curso é totalmente voltado para atividades práticas e cada módulo é focado em uma área específica de cuidados.
Requisitado pela maioria das empresas de recrutamento da área, a boa notícia é que, muitas vezes, é possível ser contratado mesmo antes de finalizar esse curso. Outro detalhe importante é que a sua realização é bem flexível, ficando a seu critério se você pretende frequentar as aulas no período da manhã, noite ou, até, aos finais de semana — e, em alguns casos, também podendo ser realizado a distância.
Esse é outro curso muito requisitado nas vagas de emprego do setor. Também creditado pelo QQI/FETAC nível 5, o curso desenvolve habilidades como a ajuda na compreensão das necessidades de pessoas idosas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida delas. As aulas podem ser realizadas tanto em instituições de ensino presenciais quanto online, ficando a critério do aluno escolher.
Esse curso é composto por tópicos teóricos e práticos, envolvendo o treinamento de como mover com segurança pacientes. Não há pré-requisitos para a sua realização e, entre os módulos disciplinares, estão tópicos como ergonomia, flexibilidade, sistema muscular, biomecânica, entre outros.
A certificação em Administração de Medicamentos também é outra que pode ser de grande relevância para quem quer investir na carreira de cuidador. A vantagem é o fato de esse ser um curso rápido, realizado em torno de 3 ou 4 horas, em um único dia. O principal objetivo é desenvolver a compreensão dos participantes sobre a prática de gerenciamento de medicamentos para ajudá-los a assumir essa função de forma segura e responsável.
Pessoas com demência geralmente precisam de atenção e cuidados especiais que, muitas vezes, demandam preparação específica. Por meio desse curso, é possível aprender maneiras efetivas de comunicação com pessoas em tais condições, além de identificar e descrever estratégias de como lidar com mudanças comportamentais.
Vale destacar que, se você é portador do visto de estudante e pretende seguir carreira na área de cuidador no país, infelizmente, os cursos FETAC não fazem parte da lista do ILEP. Portanto, não valem para a aplicação do visto Stamp 2 (visto de estudante). Nesse caso, além do investimento na preparação para esse mercado de trabalho, você deve frequentar simultaneamente um curso de inglês ou universitário devidamente regulamentado pelo governo irlandês.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…