Uma área em constante desenvolvimento e com demanda de profissionais na Irlanda é a de cuidador, conhecida por aqui como Carer ou Health Care Assistant.
Nós mencionamos por aqui as principais atividades do cuidador e o ponto de vista de alguns profissionais que trabalham nessa área na Irlanda. Assim, se você se identifica com esse trabalho e planeja seguir carreira nessa área, hoje vamos focar em alguns cursos que vão lhe garantir a certificação ideal para você aplicar para um emprego como carer.
O primeiro passo para atuar como carer na Irlanda é obter qualificação no curso de Healthcare Support, creditado pelo QQI / FETAC nível 5. Esse curso é composto por 12 módulos eletivos e consiste em uma preparação sólida para o mercado de trabalho, dando aos candidatos todas as habilidades básicas necessárias para atuar como cuidador. O curso é totalmente voltado para atividades práticas e cada módulo é focado em uma área específica de cuidados.
Requisitado pela maioria das empresas de recrutamento da área, a boa notícia é que, muitas vezes, é possível ser contratado mesmo antes de finalizar esse curso. Outro detalhe importante é que a sua realização é bem flexível, ficando a seu critério se você pretende frequentar as aulas no período da manhã, noite ou, até, aos finais de semana — e, em alguns casos, também podendo ser realizado a distância.
Esse é outro curso muito requisitado nas vagas de emprego do setor. Também creditado pelo QQI/FETAC nível 5, o curso desenvolve habilidades como a ajuda na compreensão das necessidades de pessoas idosas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida delas. As aulas podem ser realizadas tanto em instituições de ensino presenciais quanto online, ficando a critério do aluno escolher.
Esse curso é composto por tópicos teóricos e práticos, envolvendo o treinamento de como mover com segurança pacientes. Não há pré-requisitos para a sua realização e, entre os módulos disciplinares, estão tópicos como ergonomia, flexibilidade, sistema muscular, biomecânica, entre outros.
A certificação em Administração de Medicamentos também é outra que pode ser de grande relevância para quem quer investir na carreira de cuidador. A vantagem é o fato de esse ser um curso rápido, realizado em torno de 3 ou 4 horas, em um único dia. O principal objetivo é desenvolver a compreensão dos participantes sobre a prática de gerenciamento de medicamentos para ajudá-los a assumir essa função de forma segura e responsável.
Pessoas com demência geralmente precisam de atenção e cuidados especiais que, muitas vezes, demandam preparação específica. Por meio desse curso, é possível aprender maneiras efetivas de comunicação com pessoas em tais condições, além de identificar e descrever estratégias de como lidar com mudanças comportamentais.
Vale destacar que, se você é portador do visto de estudante e pretende seguir carreira na área de cuidador no país, infelizmente, os cursos FETAC não fazem parte da lista do ILEP. Portanto, não valem para a aplicação do visto Stamp 2 (visto de estudante). Nesse caso, além do investimento na preparação para esse mercado de trabalho, você deve frequentar simultaneamente um curso de inglês ou universitário devidamente regulamentado pelo governo irlandês.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…