Antes de marcar as passagens para a Irlanda, sempre corremos para o Google e todas as redes sociais a fim de tentar descobrir um pouco mais dessa cultura que queremos conhecer mais de perto.
Lemos muita coisa sobre pubs, St. Patrick’s Day, mercado de trabalho, como o país está se recuperando da crise, como eles recebem os estrangeiros etc.
Mas somente depois de um tempo fazendo amigos e convivendo com famílias, vamos moldando uma imagem com mais propriedade de como a galera Irish realmente se comporta.
Descobrimos que aqui também rola fofoca entre a vizinhança, que alguns falam muito alto, que as mulheres vestem roupas extremamente curtas, usam muita maquiagem e que é comum encontrar penteados como o da Amy Winehouse pelas ruas, na cabeça de quem diz “good morning” com look de quem está a caminho de uma grande festa.
Há também as que andam despenteadas. E o melhor de tudo isso é descobrir que você pode ser autêntico e vestir o que quiser, e ninguém vai recriminar.
Para matar um pouco mais da sua curiosidade, selecionamos cinco coisas simples sobre a cultura irlandesa que só são descobertas quando finalmente desembarcamos na Ilha.
Aqui, existem escolas para meninos, escolas para meninas e algumas para os dois. Partindo desse ponto, fica mais fácil entender a timidez dos garotos.
Às meninas brasileiras que estão chegando, um aviso: não estranhe se o moço que você gostar na balada só falar com você depois de algumas pints! As mulheres parecem muito mais ousadas, embora nem tanto quanto possa parecer.
Para nós, brasileiros, a ideia do nome dos futuros filhos normalmente é tida antes mesmo de uma gravidez. “Se um dia eu tiver uma menina, ela vai se chamar…” Aqui, esse processo pode ser diferente. Algumas famílias chegam a acreditar que dá azar escolher o nome do bebê antes do nascimento.
O mais engraçado é que existem casos em que a criança era chamada de uma forma até as primeiras semanas, mas depois os pais resolveram trocar o nome.
Esqueça o “bom” e velho parcelamento. Aqui você não vai ver essas plaquinhas espalhadas, dizendo em quantas vezes pode pagar o que está levando. Essa opção de compra só é utilizada pelos irlandeses para adquirir coisas realmente mais caras do que aquilo que podem pagar à vista, como carros e casas.
Algumas empresas de energia elétrica e gás também oferecem o parcelamento para depósitos, dando a opção de dividir o valor do débito em até seis vezes.
Gostou da ideia? Mas preste atenção em como essa escolha funciona, de fato: a primeira parcela fica agendada para esta quinta-feira, a segunda para a quarta da semana que vem e assim por diante. Nada de longos seis meses para quitar tudo.
Nascimento, aniversário, Dia dos Namorados e todas as datas comemorativas merecem um cartão! Parte importante do presente ou quase mais!
Se estiver na Irlanda, esqueça a ideia de que esse item já está ultrapassado e invista sem medo. É uma forma carinhosa de mostrar que você se importa e, acima de tudo, uma maneira educada de demonstrar a sua atenção.
Os irlandeses não têm a mesma paixão pelo arroz como os brasileiros. Para eles, é possível sobreviver a várias refeições sem sentir falta do nosso querido grão. No entanto, eles também possuem uma maneira muito diferente de prepará-lo.
Atenção à receita:
Coloque arroz em uma panela com água. Quando estiver cozido, coe para tirar o excesso de água e sirva. Sim, você entendeu bem: eles praticamente não usam sal e o arroz é coado como quando preparamos macarrão.
Ficou com vontade experimentar? Então faça e depois conte pra gente! :D
Não se esqueça também de nos contar o que vocês estão descobrindo sobre a cultura durante a aventura na terra dos leprechauns.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…