Foto: Shutterstock
Há muito mais carnaval na Europa do que você imagina. Foto: Shutterstock
Que o carnaval brasileiro é o mais famoso e espetacular do mundo, isso não resta dúvidas. No entanto, acredite: há muito mais carnaval na Europa do que você imagina – e o melhor, ainda dá para se organizar e aproveitar alguns deles. Então se liga no calendário!
Na Alemanha o carnaval de Colônia é super animado.Foto: Shutterstock
Pois é, quem diria, a terra de temperaturas gélidas também tem muito a dizer sobre o Carnaval. Em Colônia, por exemplo, tem até trio elétrico. Mas para curtir este, você precisará correr ou se programar para o próximo ano, pois, assim como acontece no Brasil, a farra carnavalesca acaba na quarta-feira de cinzas. Curiosidade: Os alemães tem diferentes formas de nomear o carnaval – Fasching, Fastnacht, Fasnet ou Karneval, são algumas das mais populares. Ah, e além de Colônia, Düsseldorf e Mainz também possuem grandes eventos carnavalescos todos os anos. Vale dar uma pesquisada!
Em Barcelona o carnaval acontece em um clima super familiar. Foto: Shutterstock
Quer curtir o carnaval da Espanha? Seu destino é Barcelona. Este, que também dura até a Quarta de Cinzas, acontece tradicionalmente por uma semana todos os meses de fevereiro, em diferentes regiões da Catalunha. No centro de Barcelona, o carnaval é mais voltado para crianças e famílias. Para a turma mais adulta, os festejos acontecem na parte sul da cidade, em Sitges. No total, são mais de 30 eventos acontecendo em diferentes partes da cidade e região, incluindo blocos de rua, paradas e muita gente fantasiada. Um fato curioso do carnaval de Barcelona, que na verdade se chama “carnestoltes”, é que de 1936 até 1980, o evento foi banido do calendário por conta de uma lei criada pelo ditador Franco. Pode?
Na Croácia o carnaval tem pitadas do carnaval de Veneza com elementos da mitologia eslava. Foto: Shutterstock
Pois é meu povo, até na Croácia o carnaval é festejado – e com direito a coroação de príncipe e tudo. Para os turistas que desembarcam por lá nesta época do ano, o carnaval croata é um dos mais animados. Uma mistura do carnaval de Veneza com elementos da mitologia eslava. Só que, ao invés das máscaras deslumbrantes, por aqui a ideia é afugentar os espíritos do mal. Para isso, as fantasias são fundamentais. Criatividade é a palavra da vez e os croatas levam essa história de espantar demônios e celebrar a aproximação da primavera bem a sério. O principal carnaval acontece na cidade de Rijeka, com direito a carros alegóricos, muitas máscaras e fantasias inspiradas nos camponeses antigos.
Carnaval mascarado? Seu destino é Veneza. Foto: Shutterstock
É na Itália que acontece uma das festas de carnaval mais famosas do mundo: a de Veneza. Esta aí uma das opções mais românticas e elegantes de lista. O carnaval de Veneza é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil e tem seu charme especial. Reza a lenda que a festa começou lá pelo século 17, quando a nobreza se mascarava para se misturar com o restante da população. O evento acontece em vários salões espalhados pela cidade e, mantendo-se a tradição, os trajes (fantasias) são inspirados no século 18 e as máscaras são fundamentais para dar o clima de mistério no qual o carnaval de Veneza foi inspirado.
Tradicional, o Nothing Hill Carnival acontece desde 1965 Foto: Shutterstock
Quem disse que na terra da rainha não rola aquela bagunça profana? Ela acontece, sim, e tem se tornado cada vez mais popular. Por lá, o agito rola no centro de Londres, em pleno August Bank Holiday. Isso mesmo, o carnaval é só em agosto! O Nothing Hill Carnival acontece desde 1965 e é considerado o maior da Europa, com um desfile de mais de 3 km. Quem quiser conferir de pertinho, ainda tem muito tempo pra organizar sua viagem.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…