Em outras situações, já falamos sobre a contratação do seguro saúde e os principais erros que acontecem ao contrata-los durante a programação do seu intercâmbio. E por mais que ninguém queira precisar usá-lo, como comparar serviços, valores e a rede credenciada, ou seja, qual a melhor opção para contratar?
Antes de mais nada, mapeie o seu roteiro – ou se irá ficar em um longo intercâmbio, liste as principais cidades que pretende visitar, verifique se na sua rota a alguma localidade que oferece riscos veementes, como assaltos ou percursos acidentados. Caso vá para locais mais frios, como a Irlanda, e caso você seja alérgico, há maior propensão de utilizar serviços médicos – esses são alguns exemplos de itens a pensar.
Durante a cotação, busque listar suas maiores necessidades e os diferenciais entre uma companhia e outra, uma vez que o corretor de seguros, muitas vezes, representa diferentes opções do mercado.
A maioria inclui itens mais básicos, como assistência médica e um valor por invalidez ou morte acidental, por exemplo. Assim sendo, veja os valores e compare os diferenciais, como assistência odontológica, ressarcimento de equipamentos por roubo ou extravio de bagagens, por exemplo.
Este quesito é muito mais do que as localidades que incluem o seu seguro, mas também o tipo de socorro – vai fazer esportes radicais? Esteja seguro para eles. Veja se o seguro inclui assistência médica, internação e os casos de cirurgia que estão inclusos. Veja, ainda, se os familiares poderão ser acionados em casos mais graves.
Verifique no mercado a reputação da seguradora escolhida e também os documentos necessários caso você necessite utilizar o seguro. Esse item confere uma tranquilidade e segurança a mais – just in case.
Qual a cobertura extra e o que pagarei por ela? Algumas companhias consideram itens como bagagem ou atraso de voo na apólice, mas você só terá direito a ela caso pague por um extra – o que pode ser barato quando se fala em itens de bagagem.
Há alguns simuladores gratuitos na internet que ajudam na comparação, como o Seguros Promo que, por meio de um formulário, cruza informações a respeito das suas necessidades e também orçamento, levantando as principais opções das seguradoras como a cobertura para despesas médicas, seguro bagagem extraviada, assistência farmacêutica (muito útil, mas exige, na maioria das vezes, a comprovação dos gastos para reembolso), entre outras.
Depois de compiladas as informações e definidas as preferências do usuário, a simulação permite selecionar até 4 planos diferentes para fazer uma comparação detalhada de cada um.
Assim, comparar a cotação pode ser econômico e, mais que isso, uma garantia de tranquilidade.
Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…