Dicas preciosas para encarar o inverno irlandês.
Malas prontas e tudo certo para seguir para o tão sonhado intercâmbio na Irlanda, então você se dá conta da data de desembarque em Dublin e checa a temperatura para o dia: 4°C e sensação térmica de -10°, vai encarar? Para muitos brasileiros, o inverno irlandês pode assustar, mas, com preparo, tudo se ajeita.
Durante a estação fria, as temperaturas variam entre 8°C e 4°C e a sensação térmica é sempre mais fria, podendo chegar a -10°C. O vento deixa os dias mais gelados e o termômetro baixa bastante nos meses de janeiro e fevereiro, quando, em geral, os dias são mais curtos e cinzentos e a chuva é insistente e aparece mais do que a neve, que é mais rara por aqui.
Com base nessas informações, escolhemos 5 motivos que farão você encarar o inverno irlandês com um pouco mais de facilidade:
As roupas de inverno no Brasil não sustentam o inverno europeu e, mesmo que você reúna seus casacos mais quentes, ainda precisará de algo ‘especializado’. Por isso, tenha em mente que precisará adquirir as peças na Irlanda e lembre-se que acessórios como luvas, calças térmicas, tapa-ouvidos, cachecóis, toucas, entre outros, são tão indispensáveis quanto o casaco.
Nunca, jamais, abra mão do seguro saúde, pois aos desacostumados, a mudança de clima pode gerar alguns desconfortos até que o organismo desenvolva a imunidade necessária. Outro ponto é a depressão de inverno, a SAD (Seasonal Affective Disorder), cujos sintomas podem ser preguiça, desânimo ou sono incontrolável. Segundo os especialistas, a doença aflige mais os moradores do norte da Europa e acontece pela ausência ou escassez da luz solar.
Para combater esses dias, além de se aquecer, não esqueça de manter a hidratação em dia (com água, protetor labial e hidratante para o corpo).
O inverno pode ser um bom período para bater perna em algum país vizinho, já que as passagens sofrem algumas baixas nessa época do ano, exceto, claro, durante o período de natal e ano novo – lotados e caros em qualquer lugar do mundo.
Sim, o astro-rei será raro nessa temporada e os dias, consequentemente, mais curtos. Por isso, não se deixe abalar e aproveite o dia desde cedo. O frio poderá te assustar no início, então, saia para caminhar ou marque um encontro para um café com os amigos. Não se deixe abater e faça amizade com seu mais novo amigo de viagem e de todos os dias: o Senhor Clima Irlandês.
É comum, com os dias mais escuros, bater aquela preguiça incontrolável e vontade de ficar em casa. Fique atento, pois esses são comportamentos que podem estar associados com a SAD, a depressão de inverno. Vale ficar de olho também em seus flatmates e pessoas próximas, já que no intercâmbio as pessoas acabam muito sozinhas pela ausência de familiares próximos.
E você? Conta pra gente como você encarou o inverno irlandês!
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…