A internet facilitou muito a vida do consumidor, com produtos, bens e serviços. Além da pesquisa de preços, também há ofertas, muitas delas com regras específicas para compras online – e outras tão tentadoras que, como diz o ditado popular: quando a esmola é demais, o santo deve desconfiar. Aqui no E-Dublin, recebemos diversas histórias de golpes, principalmente passagens aéreas que chegam a incríveis descontos de até 70%. Por isso, resolvemos dar algumas dicas de como evitar cair neles. Afinal, o barato pode sair caro.
Preços muito atrativos sempre são gatilhos para pegar desavisados de plantão – em qualquer setor. Assim, se as passagens estiverem com muita diferença dos preços tradicionais, desconfie sempre. Vale lembrar que os destinos mais buscados, como trechos São Paulo-Nova York, por exemplo, assim como bilhetes de maior valor, estão na mira de golpistas.
Quando encontrar uma dessas ofertas ‘imperdíveis’, pesquise sobre o vendedor. Verifique se a agência é credenciada aos órgãos competentes, solicitando dados como CNPJ, CPF ou até o registro de agente de turismo, inclusive nas companhias aéreas, e veja se o site está hospedado no Brasil – só assim você consegue acionar judicialmente, caso venha a precisar. Também é possível buscar informações sobre vendedores (as empresas) no site da Receita Federal ou da Embratur e, assim como os sites de defesa ao consumidor possuem informações sobre estes temas, as redes sociais podem ser mais um caminho a conferir.
Outra dica é ver no site da companhia aérea se o voo em questão realmente existe ou se ele é uma “invenção” do vendedor golpista. Há casos em que o vendedor comprou a passagem que está oferecendo com cartão de crédito clonado ou fraudado. Quando isso acontece, assim que a companhia aérea detecta, cancela a passagem – que supostamente já terá sido vendida a você – que, consequentemente, dificilmente conseguirá ser ressarcido.
Alguns falsários compram o bilhete com milhas de contas hackeadas e as revendem. Como isso demora um pouco a ser descoberto pelas empresas de aviação, provavelmente algumas pessoas já terão caído no golpe.
O golpe do bilhete cancelado também é outra prática: o suposto vendedor compra o bilhete – revela a imagem deste ao comprador, que paga por ele, e horas depois o cancela – e ainda fará a venda do mesmo bilhete outras vezes.
Para evitar estas possibilidades, além das dicas anteriores, busque por clientes do vendedor. Se encontrá-los, não hesite em perguntar como foi a entrega do serviço. E se não encontrar nada… não compre!
Leia SEMPRE as regras sobre o seu voo. Quando em oferta, as regras ficam ainda mais restritas quanto a possíveis mudanças por parte do consumidor. Assim, saiba quais são pertinentes à sua compra.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor, “as informações sobre o voo devem estar claras ao consumidor, descrevendo preço, portão de embarque, horário de partida e chegada e assento escolhido”. Ainda de acordo com o instituto, esses e outros direitos já são garantidos por resoluções da Anac e pelo próprio CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Embora as companhias aéreas não possam ser autuadas nestes golpes, busque o destino de interesse, primeiramente, com as empresas ou sites conhecidos e, em caso de ter caído em algum destes golpes, procure as entidades policiais e denuncie, assim como o Procon e, caso necessário, abra uma ação judicial.
Imagens via Depositphotos
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