Categories: Destinos pelo Mundo

5 dicas para não cair em furadas em um hostel

Sempre que fazemos nossas pesquisas para viajar, procuramos um hostel BB (bom e barato). Mas o negócio é o seguinte: se não aproveitarmos algumas dicas básicas, corremos sérios riscos de cair em furadas que podem estragar nossa viagem.

Por isso, é importante não se empolgar de cara com valores muito abaixo da média e pesquisar o máximo possível, além, é claro, de se atentar aos itens a seguir.

Duvide de ofertas muito baratas ao fechar sua acomodação num hostel. Crédito: Andrii Iarygin | Dreamstime.com

1. Safety first

Independentemente de qual tipo de viagem você optar, é preciso se sentir seguro. Seja o hostel que você escolheu um lugar onde você dividirá ou não o quarto com outras pessoas, leve seu cadeado, guarde todos os seus pertences de valor na mochila e tranque.

Isso não garantirá 100% que você esteja seguro, mas dará muito mais trabalho se encontrar algum espertinho no meio do caminho, o que pode fazer com que ele pense duas vezes antes de furtar suas coisas.

Continua após a publicidade

2. Higiene também…

Em banheiros compartilhados, atenção aos objetos pessoais. Crédito: Lopolo | Dreamstime.com

Imagine-se em um hostel onde, na maioria dos casos, você dividirá o banheiro com pessoas que nunca viu na vida. Vai deixar seu shampoo e sabonete no banheiro dando sopa? Acha mesmo que não encontrará alguém que esqueceu de levar o sabonete e tem uma higiene pessoal questionável no caminho?

Poxa, entre as histórias mais básicas estão as de pessoas que roubam shampoo, condicionador e sabonete em hostel. Tomou seu banho? Pegue suas coisas e guarde na mochila com o amado cadeado que citamos acima.

3. O mesmo vale para a geladeira e armários compartilhados

Por mais que não dê para colocar aquela coquinha gelada pra guardar na mochila, precisamos ter ciência de que, se a colocarmos na geladeira do hostel, correremos, sim, o risco de não encontrá-la no dia seguinte.

O ideal, se o hostel oferece uma cozinha compartilhada, é comprar a comida exata que comerá no dia, sem muitos extras para guardar nos armários e geladeiras. Outra boa opção é verificar, antes de fechar com o hostel, se ele oferece café da manhã, o que já diminui um gasto e a necessidade de compras.

4. Localização

Pesquise bem sobre a região onde o hostel se localiza. Crédito: Antonio Guillem | Dreamstime.com

Quem nunca viajou e caiu em uma roubada de achar que tinha encontrado a melhor oferta de local e preço e, ao tentar chegar ao hostel, se viu em um bairro mil vezes pior do que o imaginado? Acredite se quiser, isso é bem comum e aconteceu comigo em Paris.

Aproveitando a promoção da Ryanair de 10 euros para ir e voltar de Dublin para a cidade-luz, meus amigos e eu batemos os olhos nas fotos e nem pesquisamos muito o bairro.

Hoje dou risada, mas na hora foi desanimador sentir que minha cara ia desmoronando e a dos meus amigos também a cada parada do metrô, onde víamos o quão barra pesada era o bairro onde ficaríamos.

Resultado? Tínhamos que sair e voltar pro hostel enquanto ainda havia sol. Do contrário, encontrávamos inúmeros sem-teto que roubavam e saíam correndo quando a polícia resolvia dar as caras.

5. As famosas recomendações de quem já se hospedou no local

Sabe aqueles sites em que reservamos os quartos de hostel e que tem vários comentários de pessoas que foram? Pois bem, valorize esses comentários. Você verá que uns lugares têm fotos lindas, mas os comentários falam a realidade.

Wi-fi que não funciona, higiene bem diferente das mostradas na foto e péssimo tratamento com os hóspedes são itens a se levar em consideração. Também é importante observar se não há reclamações de pessoas que foram furtadas e não receberam apoio do hostel, etc.

Afinal, não dá pra passar por uma dor de cabeça dessas e não ter, sequer, suporte do local que pagamos para termos o mínimo de segurança.

Tem mais alguma dica valiosa? Conta aqui pra gente e boa viagem!

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Carol Braziel

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024