Categories: Dicas Profissionais

5 dicas para sobreviver como au pair na Irlanda

No nosso 2° capítulo de algumas experiência auperísticas – um rótulo que acabei de criar-, vamos a cinco estratégias básicas para segurar o seu emprego. Sim, porque se tem uma coisa que a au pair pode temer é ser demitida, porque, nesse caso, meu bem, você não perderá só o emprego, mas também o teto!

Au pair ainda não é legalizado na Irlanda. © Cebas1 | Dreamstime

E como o que a galera menos quer é ter surpresas desagradáveis, vamos a algumas dicas para segurar ou facilitar o acesso à próxima família.

1. Invista no networking

Entre para a sociedade das aupairianas em Dublin. Claro que a associação não existe, mas pense: ninguém, assim imagino, quer ficar para sempre na vida de au pair, então sempre vai ter alguém mudando de família, ou de ramo, e precisará colocar alguém no seu lugar. Se você estiver por perto, talvez seja a sua chance.

2. Encontros de mães e babás

Você já ouviu falar em playgroups? Ah, minha querida, como não? A Irlanda está cheio deles, e você, claro, além de parecer a au pair mais dedicada do mundo, vai fazendo aquele network fortíssimo com as mães da região. O playgroup é geralmente organizado por associações e igrejas. Cobra-se um valor simbólico que varia, e quem paga é a mãe, of course.

Continua após a publicidade

Os encontros acontecem uma vez por semana, no maior clima chá da tarde. Bolachinhas, chazinho, cafezinho, um monte de crianças barulhentas e, claro, um monte de mães que podem virar suas amigas, seu futuro bico ou sua futura chefe. Vá, seja simpática, aproveite para tricotar com a vizinhança e, de quebra, passe seu telefone. Enquanto a criançada se diverte, você aproveita e faz seu network.

3. Informação é a alma do negócio

Informe-se. Vamos combinar, a maioria das aupairianas, nunca trocou sequer a fralda da boneca. Fofíssimas, não custa nada usar o Google e pegar lições práticas sobre a criançada. Se você está indo para uma entrevista, que tal dar aquela pesquisada sobre os cuidados necessários para as crianças daquela idade? O que pode e não pode, como eles se comportam, como estimular o desenvolvimento com atividades? Tenho certeza que você passará ainda mais segurança para a mãe que deve estar desesperada por help.

4. Aprenda a lidar com as limitações da vida de au pair

Queridinhas, vamos ser práticas: a vida de au pair é legal, mas não esqueça, exige renúncias. Primeiro que liberdade é uma coisa limitada. Não que a família vai determinar seus horários de entrar e sair, mas, vamos combinar, a casa não é sua, você é funcionária e não uma visita. Evite constrangimentos.

Se você precisa de privacidade, eles também. Se a mãe não é tão legal assim, respire fundo, pense na renovação do seu curso, pense que aquela situação é temporária e lembre-se que você está na Europa. Porque família é família, existe aquelas super legais, aquelas legais, as mais ou menos e as nem tanto assim. Mas, no fundo, pense que essa família será importante para te dar referências no futuro. Mantenha o sorriso e, se a coisa ficar feia, vai procurando outro. Ninguém disse que você precisa ficar onde não gosta.

Porém, se houver abuso, denuncie. Atualmente, graças a Deus e muitas denúncias, existe vários órgãos de apoio à categoria, como o Au pair Right Ireland e o Migrant Right Center Ireland – MRCI.

5. Faça propaganda negativa

Faça propaganda negativa! Não, não estou falando de fazer a amiga da onça com as outras auperianas. Estou falando de usar as más notícias a seu favor, ou melhor, à favor da comunidade de auperianas desgarradas. Outro dia saiu uma matéria sobre o estado calamitoso das creches irlandesas, você não viu? Deveria, afinal, é o seu setor de atuação no momento, conheça seus pontos positivos e use-os a seu favor.

Seja criativa. Lembre-se que os pais estão perdendo uma parte da vida dos filhos e isso pode causar ciúmes bobos. Então, faça-os entender que você não está ali para competir, e sim para ajudar. Comente como foi o dia, algo interessante que a criança fez. Algo curioso, algo inusitado. Prepare surpresinhas. Tire foto do baby e mande para a mãe com uma frase carinhosa no meio do dia.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025