Neste domingo, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Como o próprio nome já diz, é uma data reconhecida ao redor do mundo. Por isso mesmo, Dublin não fica fora da comemoração e recebe muitos eventos no fim de semana. A capital irlandesa, cheia de histórias para contar, tem atividades em museus, cinemas, mercados e, claro, protesto para melhorar a condição delas no cotidiano irlandês. Separamos cinco destes eventos para você se programar.
O Irish Emigration Museum realiza um tour especial explorando as histórias de mulheres emigrantes irlandesas inspiradoras. Descubra as histórias das mulheres irlandesas pioneiras que moldaram o mundo com esta excursão. De Mother Jones, que lutou pelos direitos dos trabalhadores nos séculos XIX e XX em Nova York, a Mary Lee, uma das principais ativistas do sufrágio feminino na Austrália. A Herstory: Ireland’s Epic Women Rebels and Revolutionaries Tours faz parte de uma programação especial da RTÉ sobre a importância das mulheres irlandesas mundo afora. As tours acontecem no sábado, 8 de março, às 11h, 13h e 15h.
O Dia Internacional da Mulher não é só para lembrar delas com uma flor ou um abraço. É também de luta. Por isso, um protesto está organizado para acontecer no domingo, 8 de março, às 14h, em um dos pontos principais do centro de Dublin, o Spire (na O’Connel Street). A ideia é “condenar a violência sistêmica e a discriminação que as mulheres sofrem em todo o mundo”. “Vamos levantar nossas vozes para todas as vítimas de violência sexual que foram ignoradas e maltratadas por nosso sistema de justiça patriarcal”, diz o texto de chamamento para a manifestação.
Leia também: Entrevista: Gal Costa fala sobre sua estreia na Irlanda em abril
Um dos filmes mais marcantes da carreira de Julia Roberts, Erin Brockovich volta às telonas em sessão especial no dia 9 de março, às 19h, no Lighthouse Cinema. A programação é da Irish Women Lawyers Association! Erin Brockovich é um filme biográfico americano de 2000, dirigido por Steven Soderbergh e escrito por Susannah Grant. O filme é uma dramatização da verdadeira história de Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, que lutou contra uma empresa de energia. Ela trabalhava em um pequeno escritório de advocacia quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.
A Meath Street, em Dublin 8, se transforma em uma galeria de arte a céu aberto no dia 8 de março. As persianas de lojas em toda a rua histórica estão sendo transformadas em telas para homenagear as mulheres irlandesas do passado e presente. A exposição ficará à vista durante todo o mês.
Os mercadinhos (ou markets) são famosos na Irlanda e a cada mês eles surgem com diferentes temas, seja mercadinhos de Natal ou do Dia dos Pais, Halloween. E claro, no Dia das Mulheres não ia ficar de fora. O Women’s day market é organizado pelo Glasnevin Indoor Market e Hungry Hungarian e acontece no domingo, das 11h às 17h, com muito artesanato e produções independentes.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…