É muito mais comum ouvir dicas sobre o que fazer no seu intercâmbio do que pegar aquelas dicas valiosas do que NÃO fazer — e acredite, isso fará toda a diferença! Se você estiver fazendo qualquer uma (ou todas) das cinco situações abaixo, pare, pense e comece de novo.
Você sabe qual a língua oficial na Irlanda? Sabe como conseguir regularizar sua documentação ou os melhores sites e lugares para buscar emprego ou acomodação? Uma coisa é certa: o maior erro dos intercambistas é não pesquisar. Você que está indo para o desconhecido ou já esta nele, vai ficar muito mais perdido se estiver despreparado e cheio de limitações por falta de informação.
O novo assusta sim, mas também é uma ótima oportunidade para explorar e descobrir, inclusive, coisas sobre você mesmo. Não se envolver com a comunidade local é o mesmo que não se entregar à realização de um sonho e viver preso ao “modo turista”. Então, prove a comida, vá para o interior, converse com o senhor cabisbaixo do ônibus, divida uma pint com um desconhecido… Permita-se!
Uma coisa é fato: ninguém consegue fugir da comunidade mais acolhedora da Irlanda. Você vai precisar, sim, filtrar suas amizades na Ilha, mas, na hora da aperto, da saudade ou daquele churrasco delícia no verão, serão, em geral, os brasileiros que estarão ao seu lado, ajudando com currículo, com indicações, com casa, com tudo. Esquecer de onde veio é um tiro no pé.
Pessoas negativas ou tóxicas atraem aquilo que doam para o mundo. Faça um exercício: toda vez que pensar negativamente sobre qualquer assunto, anote! Você ficará impressionado com os monstros que cria durante o dia. Vá ser feliz e não se preocupe com o horário de voltar.
Enquanto planejava seu intercâmbio, quais eram seus objetivos? Trabalhar? Dedicar-se exclusivamente ao estudo e ficar fluente em 6 meses? Conhecer 15 países em 1 ano? Fazer um amigo gringo? Então, me diz qual é o motivo pelo qual muitos chegam aqui e simplesmente deixam a vida passar sem, ao menos, pensar nos seus antigos sonhos? Foque nas suas escolhas!
Resumindo, é aquele velho clichê: “cada um é cada um”. Não tome as experiências dos outros como suas. A oportunidade de fazer um intercâmbio ainda é para poucos, viva cada segundo.
Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…