Um dos requisitos básicos para se embarcar num intercâmbio é estar com a mente aberta para conhecer novas pessoas e aproveitar oportunidades, o que também envolve encarar o mercado de trabalho com uma visão diferente e, na maioria dos casos, trabalhar em áreas bem distantes da nossa formação profissional.
Se você ainda está em cima do muro se perguntando se realmente vai valer a pena investir uma grana para essa experiência chamada intercâmbio, não deixe de participar do E-Dublin XP III, que chega com força total no dia 16 de março de 2019 em São Paulo. Mais do que uma feira de intercâmbio, o E-Dublin XP também traz informações sobre o mercado irlandês e em todas as suas possibilidades, inclusive profissionais.
Anota aí na agenda e não deixe o seu ingresso para a última hora, pois você pode ficar sem! #edublinxp #xp3
Os trabalhos casuais que realizamos durante o intercâmbio contribuem bastante para o nosso desenvolvimento pessoal, já que com eles desenvolvemos habilidades que podem ser muito úteis para nossas futuras aspirações. Confira algumas delas:
Aprender a se comunicar fluentemente em inglês é uma das principais bagagens que um emprego casual durante o intercâmbio pode te proporcionar. É bem verdade que trabalhar na área de atuação é o desejo de todos, mas é preciso considerar também que, para tal, um nível de fluência mais aprimorado também é exigido. Por isso, quando desempenhamos outras funções, mesmo que muito aquém das nossas habilidades, elas contribuem consideravelmente no processo de autoconfiança para nos comunicarmos de forma eficaz.
O contato diário com colegas de trabalho, chefes e clientes, mesmo naqueles poucos minutos de interação ao anotar um pedido – ou de tentar compreender o trabalho a ser realizado – pouco a pouco vai agregando no vocabulário e na segurança ao se expressar na língua estrangeira. É claro que, principalmente no começo, você nem sempre conseguirá compreender todas as informações, mas tenha em mente que esse período de exposição é o ambiente ideal para aprender, aprimorar suas áreas potenciais e melhorar a comunicação de uma forma geral.
O mercado de trabalho europeu atrai pessoas das mais diversas nacionalidades. Assim, durante a sua experiência profissional no intercâmbio, você vai conviver com pessoas que de outra maneira jamais teria a oportunidade de conhecer. Isso, sem dúvida, irá enriquecer a sua consciência e sensibilidade cultural.
Essa flexibilidade cultural pode ser um ingrediente fundamental na sua próxima prospecção profissional, sobretudo para aqueles que apostam nas multinacionais instaladas na Irlanda.
Trabalhar durante o intercâmbio também contribui bastante para o amadurecimento e desenvolvimento pessoal. Levantar cedo aos finais de semana ou ter que cancelar os planos com os amigos por causa do trabalho não é legal e, apesar dos benefícios de um trabalho casual nem sempre parecerem superar os pontos negativos, demonstrar iniciativa, motivação e disciplina sem dúvida vai fazer diferença nos seus futuros empregos.
Trabalhar em ambientes como cafés, restaurantes e lojas é bem comum para os intercambistas. Assim, como você pode imaginar, esses trabalhos podem ser bem estressantes. Mesmo assim, desta forma aprende-se a desenvolver uma tolerância maior, além da capacidade de se manter calmo, independente da situação.
Seja qual for o trabalho que você realizar durante seu intercâmbio, você certamente se dará conta de que tem realizado um papel muito maior na empresa do que aquele estabelecido no seu contrato. Aprender a ser flexível e a se adaptar a situações dinâmicas são requisitos básicos para sucesso em qualquer tipo de trabalho. Portanto, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para começar a colocar essas habilidades em prática.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann, que realiza a previsão do tempo na Irlanda, emitiu um alerta vermelho…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…