5 medidas do governo irlandês que buscam beneficiar estudantes internacionais
5 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
A Irlanda vem tentando se firmar como um destino referência em educação para estudantes internacionais. Com isso, nos últimos anos, o governo irlandês tem implementado uma série de iniciativas com o objetivo de beneficiar e dar mais segurança aos estudantes de fora da União Europeia.
A medida mais recente vai beneficiar alunos matriculados em instituições de ensino superior em Dublin. Estes poderão, a partir do dia 26 de agosto, renovar o visto de estudante pela internet, em vez de comparecer ao escritório da imigração, como manda a regra atual.
Vale destacar que tal serviço está disponível apenas para os estudantes que vivem em Dublin. Para os intercambistas residentes em outras cidades ainda é necessário se dirigir a uma unidade da Garda mais próxima para renovar o visto.
A renovação online também só vale para estudantes que estão progredindo para o segundo, terceiro ou último ano do curso superior. Quem estiver iniciando um curso universitário em 2019 deve comparecer ao INIS, serviço de imigração e naturalização irlandês, para realizar o registro.
Os estudantes terão acesso a um novo sistema de inscrição online. Por lá, eles poderão encaminhar toda a documentação e pagar a taxa de renovação. Feito isso, é necessário postar o passaporte para o INIS para que o registro seja completado. O passaporte carimbado será devolvido pelo correio por correspondência registrada. O cartão Irish Residence Permit também será encaminhado pelo correio, separadamente do passaporte.
De acordo com o ministro da Justiça e Igualdade, Charlie Flanagan, a iniciativa deve favorecer mais de 8 mil estudantes ainda este ano. Consequentemente, a medida vai abrir mais vagas de agendamento para pessoas que precisam comparecer ao INIS para aplicar ou renovar vistos.
Além de tornar o processo de registro na imigração mais proativo, nos últimos anos o governo vem tomando outras iniciativas que beneficiam estudantes internacionais. Alguns destaques são:
Comprovação financeira
Desde 2016, o governo irlandês começou a simplificar a vida dos intercambistas que precisam comprovar a renda mínima de 3 mil euros para obter o visto de estudante.
Dessa forma, passaram a ser aceitos como comprovantes financeiros os extratos bancários de conta bancária estrangeira, extrato atualizado de cartão pré-pago, além de comprovantes de instituições irlandesas.
Escolas oficiais
Desde as últimas mudanças nas regras para a imigração, o governo irlandês tem sido proativo e vem levando a sério a fiscalização das instituições de ensino que podem oferecer cursos para estudantes estrangeiros.
Portanto, durante o planejamento do seu intercâmbio ou renovação de visto, é fundamental que você cheque a ILEP (Interim List of Eligible Programmes), lista oficial de instituições aptas a receber estudantes internacionais.
A lista é atualizada, em média, duas vezes por ano, já que as escolas que não oferecem os requisitos mínimos determinados pelo governo perdem a acreditação.
Esse rol vale tanto para escolas de inglês quanto para instituições de ensino superior. Portanto, muita atenção na hora de escolher a faculdade na qual você pretende se matricular.
Seguro educacional
Todas as escolas regulamentadas para matricular estudantes internacionais também têm a obrigação de fornecer o Learner Protection. O serviço funciona como um seguro educacional.
Segundo essa norma, se a escola encerrar as atividades, os alunos serão realocados gratuitamente em outras instituições de ensino. Essa iniciativa surgiu após o repentino fechamento de uma série de escolas de inglês, deixando centenas de estudantes à deriva. Com isso, o governo garante mais segurança a esses alunos.
Stamp 1G — Graduate Scheme
Conhecido como Graduate Scheme, o visto 1G, em vigor desde maio de 2017, beneficia principalmente estudantes graduados.
O Graduate Scheme é um programa que dá aos estudantes graduandos o direito de trabalhar full time no país pelo período máximo de 24 meses. O objetivo é dar a esses profissionais recém-graduados a oportunidade de encontrar um trabalho que lhes conceda o work permit.
Após concluir os seus estudos, os estudantes que aplicarem para esse visto recebem em seu passaporte o Stamp 1G. A duração do visto varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante, desde que este tenha nível QQI de 8 a 10. O que engloba cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado.
Graduandos em cursos nível QQI 8 podem permanecer no país por 12 meses. A grande mudança diz respeito a formandos de cursos mestrado e doutorado com nível QQI 9 e 10, cujo período de permanência no país sob o visto 1G foi estendido de 12 para 24 meses.
No caso de estudantes matriculados em cursos de graduação cujo nível QQI seja 7 e que se formem até dezembro de 2019, é possível aplicar para o Stamp 1G. Entretanto, a duração do visto é de apenas seis meses. Já estudantes matriculados em cursos nível 7 a partir de junho de 2017 não terão direito ao visto 1G após concluírem seus estudos.
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Tipos de vistos para Portugal: Turismo, trabalho, estudos
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Acomodação
Recorde de 60,2 mil novas moradias começaram a ser construídas na Irlanda em 2024
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou...
4 dias atrás
-
Taxas e Impostos
Imposto de renda na Irlanda: como é o processo de taxas do Revenue
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha...
6 dias atrás