Você já pensou em sair do Brasil? Ter a experiência de morar fora, trabalhar em uma empresa estrangeira ou mesmo fazer um curso diferente? Você não está sozinho!
Nos últimos anos, a Receita Federal imprimiu 165% pedidos de declaração de saída definitiva a mais, de brasileiros que decidiram dizer bye bye para o Brasil. Mas, se você pretende engrossar essa estatística, vale se questionar: será que você está preparado para sair do Brasil?
Uma pesquisa da DataFolha pontuou que 62% dos jovens entre 16 e 24 anos, se pudessem, sairiam do país sem olhar para trás. Considerando a população como um todo, 43% dos que responderam a pesquisa também manifestaram grande interesse em imigrar.
Saber o momento certo de investir em si faz toda a diferença, mas é preciso fazer uma autoavaliação para maximizar a experiência longe de casa com sucesso. Para te ajudar, separamos 5 sinais que podem indicar que você está pronto para sair do Brasil.
Você está naquele momento da vida em que você sente que precisa dar um chacoalhada na rotina e viver novas experiências sem medo de ser feliz? Essa é uma das primeiras motivações para aqueles que decidem sair do Brasil e explorar o mundo com outros olhos.
Experimentar outras culturas e ver como outras pessoas vivem, são experiências que amplificam a perspectiva da vida. Pode ser o seu momento de perceber que existem vários caminhos para alcançar aquilo que muitos insistem em chamar de sucesso, mas que pode ser o simples fato da realização pessoal, de aprender uma nova língua, uma nova profissão, ou começar algo completamente inusitado.
Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Rice, na Carolina do Norte, morar fora auxilia na reflexão, no auto conhecimento, além de agregar valores pessoais essenciais. Se reconheceu? É seu momento de sair do Brasil?
Você vai trabalhar todos os dias como uma obrigação ou sente que só está ali pelo salário no final do mês? Ou, você até possui uma boa colocação profissional, tem estabilidade, mas a rotina já não traz mais a sensação de crescimento?
E quando a insatisfação surge com a pressão da rotina profissional ou a empresa te desafia continuamente a estar atualizado e a buscar experiências diferenciadas para agregar valor ao seu negócio?
São esses momentos de questionamentos que podem aguçar o desejo por investidas fora do país. Na série Dicas do Edu você encontrará vários exemplos de profissionais que pensaram em sair do Brasil no intuito de responder a questionamentos profissionais similares.
Se você faz parte desse grupo, pode ser o indicativo que é a hora de investir em outros ares.
Estudar é um investimento e sempre temos algo novo para aprender. Com o mercado cada vez mais competitivo, possuir apenas uma graduação está longe de ser um diferencial. Pesquisas revelam que especializações aumentam a chance de empregabilidade e se a qualificação for adquirida internacionalmente, as chances são ainda melhores.
E em uma olhada rápida em seu currículo, você pode perceber a necessidade de um plus se pretende acompanhar o ritmo do mercado de trabalho. Pode ser a busca por uma especialização na sua área de trabalho, um curso de idiomas ou até mesmo algum curso de interesse pessoal, como história da arte ou gastronomia. Se você sente que é o momento de se conhecer melhor ou de buscar essa formação internacional, talvez você realmente esteja pronto para sair do Brasil.
Pode parecer bobagem, mas é essencial. Morar fora exige muito mais do que força de vontade. Estar longe de pai, mãe, familiares e amigos fará você perceber a importância da palavra independência. Ao sair do Brasil, você vai precisar cozinhar, tirar o lixo, limpar o quarto (ou a casa), lavar e passar roupa, aprender a utilizar transporte público, ir ao mercado, pedir informação para estranhos, abrir conta no banco, etc.
“Se virar nos 30” é a melhor forma de definir. Vai ter que se virar sozinho, sim! Aliás, se você estiver pronto para esse importante passo, já será meio caminho andado, pois a flexibilidade para lidar com situações limites e adversas é fundamental para quem almeja embarcar rumo ao desconhecido.
Estar com a situação financeira em dia é fundamental, mas para quem quer sair do Brasil, ter um planejamento realista é ainda mais importante. Então, ter um plano A estruturado e estar aberto para possíveis ajustes é essencial.
Qual a sua situação no momento? Está com o dinheiro contado para a investida ou tem uma reserva extra, caso aquele trabalho demore um pouco mais para acontecer? Vai apostar numa bolsa de estudos, mas tem pesquisado as opções? Se sua aposta é sair do Brasil de vez, sua atenção deve estar voltada para países que tem estimulado a entrada de estrangeiros.
Faça e refaça o check-list, pesquise com cautela suas possibilidades, não só a escolha do destino, mas também quais são as possíveis limitações e desafios ao desembarcar por lá. Claro que você não conseguirá controlar tudo, mas ter um planejamento estratégico e realista será fundamental para sair do Brasil.
Se você se encaixa em pelo menos dois desses pontos, você já tem boas chances de estar qualificado para uma investida fora do país. Afinal, sair muitos querem, mas estar realmente preparado é uma realidade para poucos.
Boa viagem!
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…