Foto: Shutterstock
Já não é de hoje que a área de TI na Irlanda está em alta e absorvendo mão de obra estrangeira, sendo observadas as exigências quanto ao idioma, habilidades necessárias e, claro, ao visto, principalmente depois de o país se tornar o polo de grandes empresas como Apple, Facebook, Google, entre outras.
De acordo com um relatório emitido pelo Central Statistics Office (CSO: Departamento do Governo Irlandês para Estatísticas), a diversidade cresceu nos últimos anos em relação ao trabalho na Irlanda, considerando que há mais mulheres, assim como estrangeiros — mais presentes em áreas relacionadas à TI.
A pesquisa, realizada em 2016, registrou que há quase 300 mil trabalhadores não-irlandeses no país — destes, 6.568 são brasileiros, a 10ª nação de estrangeiros a atuar no mercado local (a mão de obra irlandesa representa cerca de 1,7 milhões de pessoas).
Outras áreas que estão em alta, segundo o documento da CSO, estão ligadas à saúde — pesquisas em diversos setores —, com facilidade para químicos e biotécnicos, por exemplo. Engenheiros também são bem-vindos, uma vez que a construção é o setor mais aquecido para irlandeses e estrangeiros, em geral.
Leia também: Trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros
Com o crescimento da economia local, o mercado na área de TI na Irlanda aumentou para estrangeiros. Crédito: depositphotos/sdecoret
Mesmo que o seu inglês esteja impecável, sobretudo quanto aos termos da área de TI na Irlanda, é preciso lembrar outros fatores fundamentais para garantir a sua empregabilidade na Ilha: a permissão de trabalho, o visto e, em algumas profissões, a certificação.
Assim, se você quer fazer parte desses números e aumentar as suas chances de atuar no mercado de trabalho irlandês, registre:
Existem sites de emprego que divulgam vagas na área de TI na Irlanda com frequência. Foto: Pxhere
Nos últimos anos, a Irlanda se tornou sede de grandes empresas multinacionais e, como consequência, tem a presença de alguns dos maiores empregadores nas áreas de ciências e tecnologia.
Se o seu objetivo é conseguir emprego na área de TI na Irlanda, mas ainda não sabe por onde começar, a internet pode ser a sua grande aliada. É justamente por isso que hoje reunimos aqui cinco sites que podem contribuir em sua busca por uma vaga.
Leia também: 5 sites para procurar emprego na Irlanda
Ter um perfil em inglês no LinkedIn é essencial para quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho estrangeiro. Portanto, na hora de montar o seu perfil, coloque uma foto profissional, descreva as suas experiências e inclua links de seus trabalhos.
Pelo LinkedIn, também é possível buscar vagas de empregos por todo o mundo, além de construir um networking e se inteirar sobre o mercado de trabalho.
A Stack Overflow é uma ferramenta muito conhecida pelos desenvolvedores. O mais bacana é que ela apresenta uma área dedicada à busca de empregos. Assim, é possível escolher várias cidades ao redor do mundo e encontrar as vagas de trabalho disponíveis nessas localidades.
Essa é uma das principais fontes para quem busca emprego na área tecnológica ao redor do mundo. No site, é possível visualizar a quantidade de vagas disponíveis em diversos países e quais são as áreas mais requisitadas.
Como nem sempre todas as empresas divulgam suas vagas em sites de emprego, pesquisar nas próprias companhias que mais interessam e se registrar diretamente na sessão de carreiras dos sites dessas organizações pode ser uma maneira eficiente de se conseguir uma colocação no mercado de trabalho.
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…