Na Irlanda, muitas organizações auxiliam os imigrantes em diversos aspectos, tentando garantir uma vida digna e respeitada no país. Nesse sentido, nós, brasileiros, também podemos contar com o apoio de tais instituições sempre que necessário.
Criada em 1951, a IOM (International Organization for Migration) — Organização Internacional pela Migração — tem como objetivo promover o bem-estar dos imigrantes de forma humana, integrando-os à sociedade.
Reaproximação familiar, reassentamento e a luta contra o tráfico de pessoas são alguns dos focos das atividades realizadas pela organização.
O Immigrant Council of Ireland— Conselho do Imigrante na Irlanda — trabalha com a assistência pessoal, promovendo e protegendo direitos sociais.
Fundado em 2001, o Conselho preza por uma sociedade justa, com o empoderamento dos imigrantes e um trabalho voltado à solidariedade e inclusão.
Uma equipe de advogados auxilia as famílias com base nos Direitos Humanos, buscando justiça e igualdade para todos, combatendo, ainda, o racismo e o preconceito.
O Migrant Rights Centre Ireland — Centro de Direitos dos Migrantes na Irlanda — é uma organização nacional que tem como prioridade o auxílio a migrantes sem documentação ou identificação.
Além disso, promove a proteção de vítimas do trabalho forçado, atua em prol dos direitos dos trabalhadores em geral e também ajudando trabalhadores vulneráveis em setores precários. Isso inclui atividades como babás, trabalhadores domésticos, funcionários de restaurantes, entre outras funções em que é mais comum ocorrerem abusos.
O The Irish Immigrant Support Centre — Centro Irlandês de Suporte ao Imigrante — situa-se em Cork. Ele também é conhecido como “Nasc”, uma palavra em gaélico que significa “união”.
A organização procura ajudar os imigrantes e pessoas de etnias minoritárias a conquistarem seus direitos. A missão do órgão é disponibilizar o acesso de tais pessoas aos Direitos Humanos, à justiça social e à igualdade.
Crosscare é uma agência de suporte social da Arquidiocese de Dublin, que auxilia imigrantes para requerer visto, residência e cidadania. Ela também procura informar os cidadãos não-europeus sobre as necessidades de documentação para viver na Irlanda como imigrante.
A Crosscare tem, ainda, um programa de prevenção para sem-teto, além de residências para adultos e jovens que não têm onde morar.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…