Quem já fez, garante que a experiência de uma viagem de intercâmbio traz diversos benefícios pessoais, além de turbinar a sua carreira. Mas como? O texto de hoje citará dez dos principais benefícios que a maioria dos estudantes comentam após uma temporada em outro país.
Morar em outro país é uma experiência sem igual. Ao estudar fora, você consegue descobrir o que realmente gosta e o que quer explorar para a sua vida profissional.
Os alunos que estudam fora tornam-se exploradores por natureza, tornam-se mais abertos e lidam melhor com as adversidades, já que aprender a conviver com questões inerentes a outras culturas aumenta o repertório pessoal e a desenvoltura para solucionar problemas.
Além disso, um dos maiores benefícios que um intercâmbio pode fazer por você é te ajudar a descobrir mais sobre si. Um intercâmbio ajuda muito no processo de amadurecimento da pessoa, tornando-a mais madura e, consequentemente, mais independente.
Como dissemos anteriormente, morar fora te obriga a lidar com diversas questões. Para muita gente, essa pode ser a chance de passar um longo período longe de casa e aprender coisas totalmente novas.
Com a rotina, o trabalho, as obrigações e a família tomam muito do nosso tempo, de forma que realizar um intercâmbio pode ser a única oportunidade de morar no exterior de maneira mais independente. Por isso, é muito importante aproveitar essa chance!
Empregadores em geral, empresas, conselhos de admissão de cursos e diversos outros órgãos, valorizam muito um intercâmbio no histórico do candidato, pois aqueles que estudaram ou viveram em outros países costumam exibir mais versatilidade.
Para um empregador, pessoas que estudaram no exterior são mais compromissadas, cheias de curiosidade e mais aptas a se tornarem futuros líderes.
Fazer um intercâmbio na Irlanda, por exemplo, mostra que você não tem medo de lidar com novos desafios, já que a cultura irlandesa é muito diferente da brasileira.
Não importa quantos anos de inglês você tenha estudado no Brasil, morar fora vai melhorar – e muito – seu conhecimento dessa língua estrangeira, e o intercâmbio está aí justamente para trazer essa oportunidade.
Quem faz um intercâmbio aprende muito mais, já que está inserido em um contexto onde todos falam uma língua diferente o tempo todo, ou seja, você é obrigado a aprender, caso contrário não conseguirá fazer nada.
Morar longe da família, dos amigos e de quem fala sua língua mãe não é fácil, porém é uma das melhores maneiras de ganhar autonomia. Nessas circunstâncias, é preciso aprender a lidar com pessoas de outras culturas, em um idioma estrangeiro, mostrando que você é capaz de enfrentar desafios e resolver problemas sozinho!
Além de todos os itens citados acima, para um empregador, o candidato que viveu uma temporada fora do país agrega muito em uma perspectiva ampliada, na versatilidade de aceitar mudanças e lidar melhor com a gestão de crises. Além de agregar o domínio de uma segunda língua, já que a vivência num país nativo potencializa a fluência de forma muito mais eficaz.
Conhecer novas pessoas é uma das partes mais fantásticas e engrandecedoras oportunidades oferecidas durante o intercâmbio.
Para quem é desinibido, estabelecer novas relações durante o intercâmbio será fácil. Mesmo quem é tímido terá oportunidade de conhecer pessoas interessantes e ampliar o círculo de amigos.
O importante é se manter aberto, puxe conversa com pessoas na sua escola, participe de eventos e festas que for convidado, faça perguntas e mostre interesse. Além de fazer novos amigos, essas iniciativas sem dúvida vão te ajudar bastante a enriquecer o seu vocabulário na língua estrangeira.
Quem embarca num intercâmbio sem dúvida vai passar por mudanças que vão durar para o resto da vida. Afinal, passar um tempo fora da zona de conforto e distante da família e amigos é uma oportunidade de conhecer a si mesmo, entender melhor os seus gostos, aptidões, vontades e ambições.
Portanto, intercambistas tendem a aumentar significantemente sua autoconfiança, sendo que os medos em relação ao desconhecido não parecem tão assustadores depois de uma temporada longe de casa.
Ao desembarcar na cidade de destino do seu intercâmbio você vai mergulhar num mar de novas experiências e descobertas. Você vai descobrir novos sabores, costumes, sotaques e tradições que nunca imaginou.
É isso mesmo, fazer intercâmbio é uma deliciosa oportunidade de viver uma vida completamente diferente da que você levava no seu país de origem. Portanto, aproveite cada segundo para conhecer e aproveitar o máximo do local, ampliando a sua bagagem cultural.
Ao demonstrar interesse pela cultura local, você demonstra empatia e aumenta as chances de ter uma boa experiência de intercâmbio. No final, você vai retornar ao seu país com novos olhares.
É claro que diversão não poderia faltar, não é mesmo? Depois de tanto esforço e dedicação para fechar o seu intercâmbio você merece unir essa temporada de estudos com lazer.
Além de poder usufruir de certa independência, você viverá muitas situações inusitadas durante o seu intercâmbio e vai voltar para casa com uma bagagem cheia de boas histórias pra contar.
Aproveite também o intercâmbio para viajar. Desbrave o seu país de destino, conheça cidades pequenas, interaja com os moradores locais. Use essa oportunidade para conhecer também os países vizinhos, afinal, colecionar aventuras e carimbos no passaporte é sempre uma ótima ideia!
Viver na Irlanda ou fazer um intercâmbio em Dublin é sem dúvidas uma experiência marcante, uma cidade como Dublin para brasileiros é uma ótima opção. Para aqueles que tiverem o interesse de conhecer mais curiosidades e informações sobre a Irlanda ou estiverem buscando fazer um intercâmbio em Dublin ou na Irlanda, o E-Dublin oferece conteúdo e dicas para te deixar mais preparado para viver essa experiência única.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…