Passear por Portugal pode render diversas surpresas. Se as visitas tradicionais já são um espetáculo, como Lisboa, Porto e a região do Algarve, imagina encontrar locais menos populares mas não menos incríveis para se visitar.
Se os seus planos de viagem para Portugal incluem aventura e a vontade de conhecer belas paisagens, basta seguir o instinto e visitar a região mais central do país e o litoral que banha o oeste português
Selecionamos seis destinos para você se inspirar na hora de montar seu roteiro de viagem para Portugal.
Localizado a 70 km de Porto, a cidadezinha de 80 mil habitantes é mágica. A ria, canal do mar que cruza a cidade, é o ponto turístico mais forte de Aveiro. Tal estrutura deu o apelido de Veneza Portuguesa ao local. O passeio de moliceiro (barco típico de pesca) é o principal afazer turístico do local. O segundo principal são os ovos moles de Aveiro. Não tem como visitar a cidade e não provar essa deliciosa iguaria.
Na lista ainda está o Museu de Art Nouveau, já que os prédios da cidade foram criados nesse estilo de arte. O Museu de Aveiro também é interessantíssimo pela quantidade de arte sacra e é onde fica o túmulo de Santa Joana.
Próximo ao centro da cidade, a Costa de Aveiro também é imperdível. Apesar da praia ter muito vento e ser de água gelada, a vista é linda. A atração turística mais famosa do local são as casinhas coloridas de madeira que beiram toda a avenida principal.
Um pedacinho do litoral da região central de Portugal é conhecido por ser um lar para surfistas de todo mundo. Suas águas foram responsáveis por formar a maior onda já surfada, com 30 metros de altura em 2011. Depois disso, os maiores campeonatos de surf passaram a acontecer no local.
Apesar de ser pequena, a cidade de dez mil habitantes multiplica na época de verão.
A cidade oferece um visual litorâneo incrível. Sua baía abrigava a frota pesqueira. Ruas de paralelepípedos à beira-mar são um charme e as antigas casas dos pescadores hoje são resorts.
Uma das mais belas serras do centro de Portugal, a Serra de Lousã é abrigo para as chamadas Aldeias de Xisto. São pequenas vilas com casinhas feitas de xisto (rochas laminadas). São 12 no total, sendo que as mais famosas são Candal, Chiqueiro, Pena e Talasnal.
Leia também: Como se candidatar a uma universidade em Portugal
Um passeio pelas aldeias já vale a viagem, mas é possível ir além como conhecer as enormes torres eólicas que transformam vento em energia e chegar até o Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, onde fica o Baloiço de Lousã, um balanço nas alturas com uma vista deslumbrante. Há ainda o Castelo de Lousã, um castelo medieval construído na segunda metade do século XI, na margem direita do rio Arouce.
Outro trechinho do belo litoral da região central de Portugal é Figueira da Foz. O nome se dá pela cidade se encontrar na foz do rio Mondego. A praia de Figueira é considerada a maior praia urbana da Europa, com animada vida diurna e noturna.
Local de visual incrível, com praias desertas e paradisíacas, a cidade também tem um forte teor cultural, com o renomado Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, que acontece desde 1972. Também há algumas das zonas mais importantes de escavação de Portugal.
A Foz do Ouro é um litorais mais belos da região central de Portugal e também um dos mais românticos. O pôr-do-sol é espetacular com praias limpas e ecologicamente corretas. O calçadão é espaço de prática de esporte como corrida e ciclismo.
A “Pergola da Foz”, construída na década de 1930, foi inspirada na “Promenade des Anglais”, da cidade francesa de Nice. No farol de Felgueiras é possível ver o encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico.
A Praia do Senhor da Pedra é uma das melhores praias próximas ao Porto e é famosa pela pequena capela situada em plena areia. Ela fica na cidade de Miramar, um destino discreto, com cafés, restaurantes e lojas, no extremo norte da Costa de Prata. Só a imagem da Capela do Senhor da Pedra já vale a visita.
Leia também: Português de Portugal é mesmo parecido com o do Brasil?
No pôr do sol, a vista é deslumbrante, com as águas do mar batendo nas imensas pedras que sustentam a construção religiosa. Todos os anos, os católicos fazem uma romaria até o local, que é o mais antigo ponto de devoção da região.
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…