Passear por Portugal pode render diversas surpresas. Se as visitas tradicionais já são um espetáculo, como Lisboa, Porto e a região do Algarve, imagina encontrar locais menos populares mas não menos incríveis para se visitar.
Se os seus planos de viagem para Portugal incluem aventura e a vontade de conhecer belas paisagens, basta seguir o instinto e visitar a região mais central do país e o litoral que banha o oeste português
Selecionamos seis destinos para você se inspirar na hora de montar seu roteiro de viagem para Portugal.
Passeio de moliceiro é uma das atrações obrigatórias para se fazer em Aveiro. Foto: Rubinho Vitti
Localizado a 70 km de Porto, a cidadezinha de 80 mil habitantes é mágica. A ria, canal do mar que cruza a cidade, é o ponto turístico mais forte de Aveiro. Tal estrutura deu o apelido de Veneza Portuguesa ao local. O passeio de moliceiro (barco típico de pesca) é o principal afazer turístico do local. O segundo principal são os ovos moles de Aveiro. Não tem como visitar a cidade e não provar essa deliciosa iguaria.
Na lista ainda está o Museu de Art Nouveau, já que os prédios da cidade foram criados nesse estilo de arte. O Museu de Aveiro também é interessantíssimo pela quantidade de arte sacra e é onde fica o túmulo de Santa Joana.
Próximo ao centro da cidade, a Costa de Aveiro também é imperdível. Apesar da praia ter muito vento e ser de água gelada, a vista é linda. A atração turística mais famosa do local são as casinhas coloridas de madeira que beiram toda a avenida principal.
Nazaré tem vista incrível do litoral português e é destino famoso entre surfistas. Foto: Rubinho Vitti
Um pedacinho do litoral da região central de Portugal é conhecido por ser um lar para surfistas de todo mundo. Suas águas foram responsáveis por formar a maior onda já surfada, com 30 metros de altura em 2011. Depois disso, os maiores campeonatos de surf passaram a acontecer no local.
Apesar de ser pequena, a cidade de dez mil habitantes multiplica na época de verão.
A cidade oferece um visual litorâneo incrível. Sua baía abrigava a frota pesqueira. Ruas de paralelepípedos à beira-mar são um charme e as antigas casas dos pescadores hoje são resorts.
Aldeias de Xisto, na Serra de Lousã, um dos pontos mais altos de Portugal. Foto: Rubinho Vitti
Uma das mais belas serras do centro de Portugal, a Serra de Lousã é abrigo para as chamadas Aldeias de Xisto. São pequenas vilas com casinhas feitas de xisto (rochas laminadas). São 12 no total, sendo que as mais famosas são Candal, Chiqueiro, Pena e Talasnal.
Leia também: Como se candidatar a uma universidade em Portugal
Um passeio pelas aldeias já vale a viagem, mas é possível ir além como conhecer as enormes torres eólicas que transformam vento em energia e chegar até o Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, onde fica o Baloiço de Lousã, um balanço nas alturas com uma vista deslumbrante. Há ainda o Castelo de Lousã, um castelo medieval construído na segunda metade do século XI, na margem direita do rio Arouce.
Outro trechinho do belo litoral da região central de Portugal é Figueira da Foz. O nome se dá pela cidade se encontrar na foz do rio Mondego. A praia de Figueira é considerada a maior praia urbana da Europa, com animada vida diurna e noturna.
Local de visual incrível, com praias desertas e paradisíacas, a cidade também tem um forte teor cultural, com o renomado Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, que acontece desde 1972. Também há algumas das zonas mais importantes de escavação de Portugal.
Pérgola da Foz foi feita em 1930 com inspiração em uma idêntica de Nice. Foto: Rubinho Vitti
A Foz do Ouro é um litorais mais belos da região central de Portugal e também um dos mais românticos. O pôr-do-sol é espetacular com praias limpas e ecologicamente corretas. O calçadão é espaço de prática de esporte como corrida e ciclismo.
A “Pergola da Foz”, construída na década de 1930, foi inspirada na “Promenade des Anglais”, da cidade francesa de Nice. No farol de Felgueiras é possível ver o encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico.
Capela do Senhor da Pedra, na areia da praia de mesmo nome, em Miramar. Foto: Rubinho Vitti
A Praia do Senhor da Pedra é uma das melhores praias próximas ao Porto e é famosa pela pequena capela situada em plena areia. Ela fica na cidade de Miramar, um destino discreto, com cafés, restaurantes e lojas, no extremo norte da Costa de Prata. Só a imagem da Capela do Senhor da Pedra já vale a visita.
Leia também: Português de Portugal é mesmo parecido com o do Brasil?
No pôr do sol, a vista é deslumbrante, com as águas do mar batendo nas imensas pedras que sustentam a construção religiosa. Todos os anos, os católicos fazem uma romaria até o local, que é o mais antigo ponto de devoção da região.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…