Dicas preciosas dos primeiros dias de intercâmbio na Irlanda.
Poucos sabem, mas aterrissei há pouco tempo na Ilha Esmeralda. E pra responder aos que tem curiosidade sobre as primeiras impressões, aprendizados e dificuldades, seguem os seis pontos mais marcantes.
Lembrando que, assim que você chega, já percebe que terá que se adaptar com rapidez para conseguir levar adiante o intercâmbio. Pra muita gente não é fácil e tampouco tranquilo. É uma baita correria, mas assistindo um pôr do sol no Rio Liffey, conhecendo pessoas incríveis ou vendo as luzes de natal na Grafton, rapidinho você percebe a razão de estar aqui.
Correria com as documentações para o visto são as primeiras preocupações. Tirar PPS, abrir conta no banco e pedir o visto são os assuntos mais falados nos primeiros dias. Acha que é muito? No final da primeira semana, quando você descobrir que está gastando mais do que o planejado, você começará, também, a se preocupar em conseguir um emprego.
Os mercados do país, como o Lidl, Tesco e Aldi, estarão na segunda posição entre os lugares mais visitado por você, sendo que o primeiro é a escola de inglês. Não tem como fugir! Aqui é muito complicado estocar comida, pois a validade dos produtos é curta. Como resultado, passar no mercado sempre vira parte da nossa rotina. Todo dia damos uma olhadinha pra ver se encontramos alguma promoção imperdível. É nesse momento que você descobre sua capacidade absurdamente incrível de economizar.
Não adianta, em Dublin chove muito – e no inverno mais ainda. Aceitar isso e tentar se adaptar é o mais sábio a ser feito. Ficar em casa porque vai chover e você está a pé não resolverá seus problemas, uma vez que aqui chove sempre! É preciso se acostumar e encarar isso.
Fechou somente uma semana? Então corra! Para muitos intercambistas não é tão fácil achar um bom lugar, com pessoas que você tenha afinidade. No desespero, muitos acabam passando situações complicadas – falo por experiência própria.
Penney’s e Euro Giant! Não tem jeito, meu caro amigo leitor, você se renderá a fazer algumas comprinhas nessas lojas, pois tudo é muito barato mesmo! Mas se prepare, pois a maioria das pessoas compram lá, então pode acontecer de você esbarrar em alguém pela rua com uma roupa parecida com a sua.
Se você estiver com saudades de ouvir o português é só ir até o centro da cidade, onde há um número maior de estrangeiros, no Tesco da Parnell Street ou na Diceys, a balada mais famosa entre a comunidade brasileira. Não tem erro!
Revisado por Tarcisio Junior
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…