A cultura e a tradição irlandesas são inquestionavelmente importantes para os cidadãos da ilha. Eles preservam isso como poucos no mundo. São inúmeras as formas de celebrar suas raízes, mas, algumas vezes, isso pode soar estranho, principalmente por pessoas que não nasceram na Irlanda.
Juntando o inusitado com o senso de humor único que só o irlandês tem, surgem eventos que, de tão curiosos, atraem cidadãos e turistas de toda parte do mundo. Juntamos sete festivais em que é impossível olhar e não se perguntar: WHAT?
A cidade de Durrow, no condado de Laois, fica animada no mês de agosto com um festival de espantalhos. Isso mesmo, aqueles “homens de palha” feitos para proteger a colheita.
O Durrow Scarecrow Festival está na nona edição e acontece de 28 de julho a 5 de agosto. A ideia é escolher as criaturas mais criativas feitas para espantar os corvos das plantações.
Enquanto isso, o público se diverte com feiras, comidas, bebidas e diversas atrações como tiro ao alvo e um aviário com exposição de pássaros da região.
Em Killorglin, um bode é o homenageado de um festival que celebra a produtividade da colheita. O animal, que tem, até, uma estátua na cidade, é chamado de Puck Goat.
Segundo as lendas, ele representa um símbolo pagão da fertilidade e um ano frutífero de plantações.
A Puck Fair dura três dias: 10, 11 e 12 de agosto. Acontecem feiras de cavalos e gados, além da coroação simbólica do bode Puck, que reinará durante todo o tempo do festival.
Cabras e bodes são mesmo um símbolo forte para os irlandeses. O Milking of the Goat Festival — ou festival de ordenhar as cabras — aconteceu sempre no início da primavera no condado de Offaly, em Bracket Stones, Spink Hill.
Há muitos costumes celtas que são associados ao festival e às Montanhas Slieve Bloom. A ordenha da cabra é um deles.
Durante as festividades, os moradores contam histórias antigas sobre a região. Além da ordenha, a cabra é coroada com guirlandas de flores.
Carlingford, no condado de Louth, realiza uma caçada a duendes na Slieve Foy Mountain, local que se tornou uma Área de Proteção Especial da União Europeia para “pessoas pequenas”.
Sim, há um local onde a própria UE considera “sagrado” para os duendes. Se eles existem, eu não sei, mas o leprechaun é um dos símbolos da Irlanda e está estampado em qualquer objeto turístico.
Para dar vida ao festival, os organizadores se baseiam em uma lenda na qual o terno e os ossos de um duende foram encontrados na montanha por um empresário. Hoje, ainda “habitam” leprechauns no local.
Pelo menos, é essa a ideia do National Leprechaun Hunt, quando é possível “achar” 100 deles. Quem conseguir caçá-los poderá trocá-los por dinheiro no final do evento. Programe-se para a caça do próximo ano.
A cultura rural é tema do Trim Hay Making Festival, que acontece no dia 17 de junho em Scurlogstown Olympiad, condado de Meath. O evento tem diversas atrações ligadas ao mundo rural como música folclórica e country, danças e comidas típicas, entre outras formas de entretenimento.
Competições bem diferentes estão na agenda da programação. Entre elas, os presentes apostam para adivinhar qual o peso do gado. Outro jogo premia quem conseguir lançar mais alto um fardo de feno e transpassá-lo entre duas traves.
Quem vem para a Irlanda aprende que chicken wings é um dos pratos principais dos restaurantes. Algumas vezes, porém, elas são muito (mas muito mesmo) apimentadas.
Imagina um festival onde o intuito é saber quem consegue comer mais chicken wings em um tempo determinado ou conseguir comer aquela asinha de frango com muita pimenta? Sim, existe, e acontece entre os dias 19 e 21 de julho, em Bray.
O Wings Food Fest é, além de tudo, um encontro para apaixonados pelo prato com muita música, entretenimento, gastronomia e descontração para toda família.
Sabe aquele programa do Silvio Santos onde homens e mulheres se encontravam em busca de um novo amor? Pois o Lisdoonvarna Matchmaking Festival é basicamente igual, porém em forma de festa. O tradicional baile realizado na cidadezinha Lisdoonvarna, no condado de Clare, que possui apenas 800 residentes.
Matchmaking é uma tradição irlandesa antiga na cidade. As pessoas se encontravam em um dos pubs, e o amor ali florescia, principalmente na época das férias da colheita. O local acabou por se tornar o ponto de encontro entre a população rural para arrumar um casamento.
Hoje, o festival tem proporção maior e reúne shows de música country, DJs, restaurantes e diversas atrações diferentes. Neste ano, ele acontece aos fins de semana entre 31 de agosto e 30 de setembro. Durante a semana, acontecem eventos menores, como encontros para dançar a dois.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…