A vida de imigrante pode não ser lá das mais fáceis, mas também não há nada a temer. São milhões de pessoas vivendo em países que não são o seu, seja para estudar uma nova língua, porque conseguiram uma oportunidade de trabalho, seja por resolverem ir atrás do sonho de morar fora.
É claro que, por mais adaptado que você esteja nesse novo país, com seu clima e sua cultura, você deixou para trás muitas coisas, como seus amigos de longa data, sua família, um pouco da sua história. Às vezes, a saudade aperta no peito. Principalmente, quando algo fora do esperado acontece e você não tem com quem contar ou pedir uma ajudinha.
Mas não precisa se desesperar. Em quase todos os países do mundo existem centros de suporte e ajuda ao imigrante, seja ele refugiado, seja trabalhador ou estudante. Na Irlanda, isso não é diferente. Além de organizações não-governamentais, o próprio governo dispõe de órgãos de serviço de suporte aos não-nacionais.
Existe uma gama de serviços de apoio para estrangeiros na Irlanda, vamos mostrar alguns deles numa visão mais geral. São serviços públicos e também voluntariados.ot;335559739″:450}”>
Se você não veio para ficar muito tempo, o governo irlandês disponibiliza um serviço de assistência ao turista. O ITAS é um serviço gratuito a nível nacional que oferece suporte e assistência aos turistas que são vítimas de algum crime durante a visita à Irlanda.
Fazem contato direto com embaixadas ou consulados, ajudam com as dificuldades da língua, lidam com necessidades médicas, providenciam acomodação ou refeições, se necessário, e ajudam a providenciar os bilhetes de viagem perdidos ou roubados. O ITAS não fornece ajuda financeira, mas auxilia na recuperação ou troca de itens perdidos ou roubados e oferece conselhos legais.
Essa é a divisão da Garda — nome dado à polícia na Irlanda — especializada em crimes étnicos e raciais. A gente sabe que esse tipo de crime não é denunciado em grande parte das vezes que acontece, mas o departamento existe e tem a obrigação de ajudar qualquer pessoa que passe por uma situação de discriminação.
O Conselho de Imigrantes da Irlanda (ICI) é uma organização nacional independente, que apoia os imigrantes que vêm para a Irlanda para trabalhar, estudar, reunir a família ou para visitar o país. O ICI fornece um serviço de informação e um serviço jurídico limitado aos imigrantes. Também disponibiliza treinamentos, organiza eventos públicos e debate questões referentes à vida do imigrante, como cidadania e residência, vistos, licenças do emprego, reunificação familiar e retorno voluntário.
O ICI trabalha com grupos de imigrantes para tentar melhorar a política do governo no que diz respeito à forma de lidar com os inúmeros imigrantes que a Irlanda recebe e fazer campanha para garantir a eles os seus. Oferece atendimentos gratuitos, confidenciais e regulares, que dão conselhos sobre direito do trabalho para trabalhadores imigrantes.
O Centro de Direitos Migrantes (MRC) é uma organização nacional que presta apoio aos imigrantes trabalhadores e suas famílias. Presta atendimento para famílias em circunstâncias vulneráveis e tenta melhorar suas condições sociais e econômicas. O MRC tem um serviço de acolhimento que fornece informações, conselhos e assistência. Também incentiva os imigrantes a se envolverem em sua comunidade e a participar ativamente em todos os níveis da sociedade.
Crosscare Migrant Project (anteriormente Emigrant Advice) fornece informações, apoio e advocacia aos imigrantes. Disponibiliza informações e serviços de referência para imigrantes e membros de novas comunidades que vivem na Irlanda, bem como para os emigrantes irlandeses que retornam ao país. O site do projeto funciona como um guia para todos os aspectos da vida na Irlanda e está disponível em inglês, português, árabe, russo e chinês.
O Epic é um programa que trabalha com imigrantes e refugiados para ajudá-los a na integração com a sociedade irlandesa e na recolocação profissional.
Para o BITC, emprego e educação são fatores-chave para o sucesso dessa integração dos imigrantes. A falta de experiência profissional na Irlanda, a preparação para as entrevistas e a compreensão dos padrões irlandeses ao preparar o CV e a carta de apresentação são apontados como grandes obstáculos para se começar uma carreira no país. O Epic promove workshops e cursos para ajudar os imigrantes a ultrapassar essa barreira.
Não podemos deixar de fora o Citizen Information. Se você precisa resolver algum problema ou tirar alguma dúvida e não sabe por onde começar, essa pode ser sua primeira parada. Com informações mais gerais dos serviços públicos, eles podem encaminhar você para uma outra instituição mais adequada que consiga ajudar efetivamente. Existem vários escritórios espalhados pela Irlanda.
Esses são alguns dos órgãos de apoio ao imigrante, mas não podemos deixar de mencionar que existem muitas outras instituições abertas a ajudar quem precise, como é o caso das igrejas católicas aqui no país. No próprio site do governo, existe uma lista de instituições que atuam promovendo a integração dos imigrantes aqui na Irlanda, em diversas áreas como esporte, trabalho e educação.
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…