Quando ouvimos falar sobre alguns pontos que a Irlanda tem em comum com o Brasil, temos a impressão de que todos os irlandeses são bem chegados a uma boa birita. Ao aterrissar aqui, você olha bem e percebe que… são mesmo!
O país é considerado um dos dez que mais consomem cerveja no mundo. Um pub é praticamente a segunda casa de um irlandês e, por isso, há muitos deles espalhados pelo país.
Mas tanto amor por uma boa “pint” tem seu preço. A ilha é rígida no controle do álcool, e é preciso estar atento às regras para não se dar mal.
Todos os pubs e baladas na Irlanda precisam estar fechados até no máximo 3h da madrugada. Em alguns casos, dependendo da licença, esse horário pode ser reduzido.
Fazer festas ou eventos em que exista o consumo de bebidas alcoólicas após este horário é proibido na Irlanda.
Assim, não é seguro frequentar as famosas “after parties”, pois elas podem ser interrompidas pela polícia local a qualquer momento, e os presentes serão questionados e até indiciados por estarem lá.
Leia também: Quais são as restrições para compra de bebidas alcoólicas na Irlanda?
Uma pessoa alcoolizada pode ser convidada a se retirar do estabelecimento ou nem entrar. Isso é bem comum em todos os pubs e festas na ilha.
Se estiver aparentemente bêbado, é bem provável que um segurança ou funcionário do bar coloque você para fora. E não adianta dizer que não está: vale a avaliação deles sobre a sua situação. A Garda também pode multar uma pessoa que não está apta a responder por seus atos por conta da bebida.
Também é ilegal os pubs fazerem “happy hours”, ou seja, vender bebidas por preço mais barato durante um período do dia para atrair pessoas.
Os estabelecimentos comerciais, como supermercados, conveniências e “off-licenses”, estão autorizados a vender bebidas alcoólicas entre 10h e 22h. Fora desse horário, é impossível comprar cerveja, vinho ou qualquer líquido com teor alcoólico. Aos domingos o horário é mais restrito: das 12h30 às 22h.
Leia também: Bebidas alcoólicas ficarão ainda mais caras na Irlanda
É expressamente proibido beber qualquer tipo de bebida alcoólica em lugares públicos, como parques, áreas de lazer ou andando pelas ruas de Dublin ou de outras cidades. Ou seja, a regra não é nacional, mas local. Entre outras cidades que têm a mesma regra estão Galway e Limerick.
Os pubs e restaurantes podem até ter uma área externa delimitada para seus clientes beberem fora do estabelecimento, mas não permitem que você saia com qualquer copo ou garrafa contendo bebidas alcoólicas na Irlanda, pois podem responder por isso também.
Igualmente no Brasil, há uma regra bem clara: se beber, não dirija. O limite são 50 miligramas de álcool por 100 mililitros de sangue para motoristas experientes e 20 miligramas de álcool por 100 mililitros de sangue no caso de novos motoristas.
O curioso é que, como as bicicletas são muito comuns por aqui, o mesmo vale para quem vai pedalar. E se a polícia pegar é multa na hora.
Também é proibida a venda de bebidas alcoólicas para pessoas menores de 18 anos. Sendo assim, funcionários de supermercados, por exemplo, precisam autorizar a venda das bebidas nos caixas e podem pedir documentação para comprovar a idade.
Além disso, ambientes onde se vendem bebidas alcoólicas não podem permitir a presença de menores, a não ser quando estão acompanhados pelos pais ou responsáveis e entre 10h30 e 21h (ou 22h de maio a setembro).
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…