Durante o relatório do Comitê da Covid-19 na Irlanda, ocorrido na segunda-feira, 25 de janeiro, o diretor médico do Departamento de Saúde do país, Tony Holohan, afirmou que, desde o início do mês, 1.900 passageiros vindos do Brasil foram contatados e solicitados para fazer teste de coronavírus gratuito ao chegarem na ilha.
Desse número, 604 fizeram o teste, o que significa cerca de 32% do total. Dos testados, 52, 8,6% tiveram o resultado positivo para a Covid-19, uma média de 1 a cada 10 passageiros.
O governo afirmou, no entanto, ainda não ter encontrado a variante da Covid-19 originária do Brasil na Irlanda. Há, porém, casos das variantes do da África do Sul, com nove casos, e do Reino Unido, que já é responsável por dois terços das infecções no país.
O Comitê disse ainda que as novas variantes são uma “ameaça muito significativa e crescente”.
No momento, os passageiros que chegam do Brasil e da África do Sul são obrigados a chegar à Irlanda com testes laboratoriais de PCR negativos e, em seguida, são solicitados a se isolarem por 14 dias.
Os vistos de curta duração e de turismo para passageiros vindos destes do Brasil e outros países da América do Sul, além da África do Sul, estão suspensos até pelo menos 5 de março.
A quarentena obrigatória em locais definidos pelo governo, como hotéis, para passageiros que chegam do Brasil e da África do Sul, foram aprovadas pela comissão e posteriormente pelo governo, mas a medida ainda não está valendo.
Vale lembrar que Alemanha, Portugal, Turquia e Colômbia já suspendem voos com o Brasil.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…