Antigamente, o visto para estudantes de idiomas na Irlanda era válido por um ano (seis meses de aulas e 6 meses de férias). Com a reforma educacional, em 2015, os imigrantes que decidem estudar inglês no país são autorizados a estudar por seis meses com mais dois meses de férias. Mas afinal, é possível aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?
Ter uma experiência no exterior sempre vai contribuir para o crescimento pessoal, portanto sempre vai valer a pena. Com relação ao aprendizado do idioma, tudo vai depender dos objetivos do intercambista, do empenho, dedicação e de como encarar a estadia no exterior.
Neste texto, falamos um pouco em como é possível ficar fluente em inglês em 8 meses de intercâmbio, além de dicas para melhorar a rapidez do aprendizado na língua e “pensar em inglês”.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2020)
Sair do Brasil com uma certa familiaridade no idioma que se quer aprender ajuda, e muito, na adaptação do estudante e assimilação em solo estrangeiro.
De acordo com especialistas, para quem tem como principal objetivo voltar para casa com o inglês fluente, é recomendado que a pessoa que sabe o básico fique de nove meses a um ano estudando no exterior.
Para o nível intermediário, o período deve ser de seis meses, e, para quem já tem nível avançado, até três meses podem ser suficientes.
Claro que, mais uma vez, tudo depende do afinco e dedicação aos estudos. Além do mais, quem aproveitar todas as oportunidades que um intercâmbio oferece para praticar o idioma vai se desenvolver de forma muito mais rápida.
Agora, mais do que nunca, a dica é potencializar ao máximo o investimento em terras irlandesas.
O Brasil é um dos países com o maior número de residentes na Irlanda. Portanto, como você já pode imaginar, não encontrar nossos conterrâneos é tarefa difícil por aqui. Mesmo assim, tente ao máximo não limitar as suas amizades apenas a brasileiros.
E, quando fizer amigos nativos, não hesite em pedir para que eles corrijam o seu inglês — essa é uma das melhores maneiras de aprender.
Além da conversação, a leitura é outro ponto importante no aprendizado do idioma. Todas as as bibliotecas públicas irlandesas disponibilizam diariamente jornais e revistas. Com isso, além de se manter informado sobre o que está acontecendo na Irlanda, você amplia o seu vocabulário.
Leia também: 6 aplicativos para aprender o inglês e outras línguas
Também procure fazer uma lista de palavras ou frases desconhecidas que você escutou ou leu em algum lugar e, após checar o seu significado, tente incluí-las aos poucos no seu vocabulário.
No seu tempo livre em casa, faça da TV a sua aliada e assista aos programas locais, além de filmes e séries — dá pra acessar o conteúdo online e gratuito da rede de comunicação irlandesa RTE.
Também aproveite para ir ao cinema. As primeiras sessões sem legendas certamente não serão fáceis, mas, quanto mais você treina o seu ouvido com o idioma, mais fácil se torna a sua compreensão.
Outro grande aliado é o rádio. Aproveite o caminho até a escola para escutar as notícias por ele. No começo, também será difícil entender tudo, mas, com o tempo, você vai tirar de letra. O mesmo vale para podcasts, que são os novos queridinhos dos ouvintes.
Nada de traduzir os seus pensamentos em português para o inglês durante uma conversa! O melhor caminho para se obter fluência é treinar o seu cérebro para pensar naquele idioma, como se aquela fosse a sua língua materna.
Isso tudo é treino, mas de uma hora para outra, depois de forçar a falar e escrever diretamente em inglês, sem traduções, você vai começar a perceber que está “pensando em inglês”. De repente, até sonhar na língua.
Leia também: Como melhorar o inglês lendo em voz alta
Além de turbinar o inglês, participar de cursos, grupos de conversação e workshops durante os 8 meses de intercâmbio pode valorizar ainda mais o seu currículo na volta ao Brasil. Ou, quem sabe, até entrar em um curso de artes, por exemplo.
Essa é uma excelente maneira de colocar o idioma em prática, aprendendo termos específicos e, ainda por cima, fazendo novos amigos. Quer coisa melhor?
Leia também: É possível fazer intercâmbio na Irlanda sem saber inglês?
O trabalho voluntário pode ser importante para o aprendizado do inglês. Inclusive, para quem está procurando emprego, vale destacar que a experiência adquirida como voluntário conta bastante na hora de conseguir um trabalho fixo.
Aprender um novo idioma requer exercício e prática. Caso contrário, esquecemos tudo o que aprendemos. O mais importante é ter motivação, interessar-se pelo idioma que estuda e aproveitar essa oportunidade para aprender mais sobre a história, cultura, música e literatura do país onde você vive.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…