A importância de manter os documentos em dia

Morar no exterior é como ativar o botãozinho da inquietação, da vontade de descobrir o novo. Quase sempre dá aquela vontade de ficar, de conhecer outros países, de querer aprender um pouco mais, interagir. E aí, quando olhamos para trás, já se passaram dois, três anos e, às vezes, até mais.

Pois bem, não há nada de errado nisso. Morar no exterior é viciante, e trata-se de um vício bem saudável. O problema é que, com a nova vida de expatriados, acabamos por deixar de lado algumas obrigações básicas, como votar, declarar imposto de renda, fazer declaração de isentos e todas essas burocracias que, apesar de distantes, temos o dever de cumprir em nosso país.

Acredite: você só vai se lembrar delas quando alguma coisa der errada. Isso aconteceu comigo. E olha que eu sou a enciclopédia em pessoa no quesito viagens, cuidados e recomendações.

 

Continua após a publicidade

Cheque a validade do seu passaporte para não ter complicações nas viagens. © Filipe Frazao | Dreamstime.com

Estava eu pronta para embarcar de volta ao Brasil depois de três anos vivendo na Irlanda quando, já em trânsito, deparei-me com um detalhe bobo, mas importante: a data de validade do passaporte.

Com essa história de poder transitar facilmente entre países da União Europeia e sem a necessidade de visto prévio para permanência de até 90 dias, as pessoas podem não se ligar nesse detalhe, mas foi justamente isso que me fez perder duas semanas de viagens e tickets, gerando muito transtorno.

Pois é, passaporte válido não é sinal de livre acesso. O meu estava  próximo ao vencimento, mas, mesmo assim, a bonita aqui correu o risco de ficar presa em um posto de imigração qualquer.

Eu, até, li sobre o Tratado de Schengen, mas nem me lembrei do dito cujo. Então, para vocês que já andam viajando há muito tempo no exterior e têm passaporte faltando poucos meses para vencer, se liga nessa dica. Segundo o tratado de nome engraçado, apesar do livre acesso aos países europeus, o seu passaporte deve ter validade superior a três meses.

Além da validade, vale também lembrar de manter passagens de ida e volta na mão, book de hotel pelo tempo de estadia, dinheiro, cartão de crédito e, claro, a boa vontade de sempre para responder perguntas, caso você pegue um agente mal humorado.

Antes de viajar para o exterior, cheque todos os documentos. © Neirfy | Dreamstime.com

No meu caso, eu me deparei com a situação a duas semanas de minha viagem de volta ao Brasil e, apesar de perder alguns trechos da viagem, ainda consegui voltar para a Irlanda e fazer o novo passaporte num prazo de cinco dias úteis. Lembra da justificativa eleitoral para a qual a gente nem dá bola por saber que a multa é uma pechincha? Pois é! Na hora da emergência, até a justificativa eleitoral ou a falta dela dificulta a sua vida.

Então, meu povo, para evitar transtornos, redobrem o check list antes de bookar viagens no exterior. Se puderem fazer a Matrícula Consular, façam. Não custa nada e, numa situação semelhante à minha, isso economizará dias perdidos tendo que localizar um consulado mais próximo.

Países que fazem parte do Tratado de Schengen: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Chipre, República Checa, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta, Polônia, Eslováquia e Eslovênia.

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024