A Irlanda faz parte da União Europeia?
Sim! A Irlanda faz parte da União Europeia, oficialmente, desde 1999 e, assim como todos os outros países membros, contribui com o bloco.
A contribuição de cada país da União Europeia para o orçamento da UE é calculada de forma equitativa, de acordo com os meios do país. Isso significa que, quanto mais importante é a economia do país, maior é a sua contribuição e vice-versa.
Os fundos pagos pela Irlanda para o orçamento europeu contribuem para financiar programas e projetos em todos os países da UE, ajudando, por exemplo, a construir estradas, subsidiar a investigação e proteger o ambiente.
Vamos falar mais sobre esse assunto? Então acompanhe!
Caso ainda não saiba, a União Europeia (UE) é um bloco econômico que reúne 27 Estados do continente europeu, também conhecido como Velho Continente. A UE desempenha a função de união política e monetária, atuando nas esferas econômica, política e jurídica e também a favor da segurança e do desenvolvimento dos seus países membros.
Além disso, desde 1999, entrou em vigor o euro, considerada a moeda oficial dos países que fazem parte da União Europeia.
Agora você vai conferir uma lista dos 27 países membros da UE e vai notar que sim, a Irlanda faz parte da União Europeia.
Porém, não totalmente! Continue lendo para entender o que isso quer dizer.
Lista dos países membros da UE:
Não! O Reino Unido foi membro da União Europeia até 31 de janeiro de 2020, quando a sua saída do bloco foi oficializada. A saída ficou mundialmente conhecida como “Brexit” e isso envolveu diretamente a Irlanda do Norte, que faz parte da nação insular comandada pela rainha Elizabeth II.
Ficou confuso? Calma, vamos explicar melhor!
Existem duas “Irlandas” no mundo. Isso mesmo! A República da Irlanda e a Irlanda do Norte, que antigamente eram apenas um território, mas em 1921 foram oficialmente separadas.
Desde então, a Irlanda do Norte deixou de pertencer à Irlanda e passou a fazer parte do Reino Unido.
Entendeu agora? Sendo assim, somente a República da Irlanda faz parte da União Europeia.
A separação foi resultado de anos de conflitos religiosos, políticos e econômicos entre irlandeses e britânicos, além de momentos de violência entre os dois países.
No entanto, após anos de rivalidade, ambos os territórios assinaram um Tratado de Paz e, atualmente, mantém uma relação estável: nada de guerras, porém sem grandes amizades.
Porém, diferentemente da República da Irlanda, a Irlanda do Norte não é um país independente. Ela pertence ao Reino Unido, assim como a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.
O seu território é de 14,130 km² de extensão e, por lá, vivem 1,8 milhão de habitantes. O país é governado por um sistema parlamentar e uma monarquia constitucional, tendo como chefe de Estado a rainha Elizabeth II.
A União Europeia foi criada após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o objetivo de contribuir com a recuperação e retomada da paz entre os países do continente europeu, visto que a maioria foi diretamente afetada pelos conflitos da guerra. Por essa razão, o objetivo principal da UE é o mesmo até os dias atuais: promover a paz, manter os valores e garantir o bem-estar da população.
Os valores sobre os quais se baseiam as atividades da União Europeia são: dignidade humana, liberdade, igualdade, democracia e direitos humanos.
O funcionamento da União Europeia acontece por meio de importantes instituições supranacionais, que têm representantes dos diversos países membros do bloco.
São elas:
Quando um país começa a integrar a União Europeia, ele consequentemente começa a promover a economia da Europa, incentivando e aumentando a circulação dos bens, dos serviços e das capitais para as pessoas dos países membros. Ou seja, isso tudo é muito positivo!
Além disso, graças à livre circulação de pessoas na União Europeia, os cidadãos podem viver, trabalhar, estudar e até se aposentar em qualquer país que seja membro do bloco. Sem contar que essas pessoas têm o direito de elegibilidade e de voto nas eleições, inclusive, para o Parlamento Europeu.
Saiba mais sobre os projetos financiados pela UE na Irlanda.
*Em relação à moeda única, existe algumas exceções: apenas 19, dos 27 países membros da UE, adotaram o euro como moeda oficial, sendo a Estônia o último país a adotá-lo em 2011. Países como Suécia e Dinamarca, preferiram manter suas moedas nacionais e não aderiram ao uso do euro.
Sim, fazer parte da União Europeia é muito bom para a maioria dos países. Porém, também há algumas desvantagens:
Existe uma lista de candidatos que podem ingressar no bloco da União Europeia em um futuro próximo, mas tudo depende das próximas negociações e também da aprovação de todas as nações que fazem parte da UE.
Os candidatos a integrar ao bloco são: Albânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Turquia.
Com a recente invasão russa à Ucrânia, o bloco europeu está estudando a entrada do país atacado.
Gostou de saber que a Irlanda faz parte da União Europeia?
Tem vontade de realizar um intercâmbio na Ilha Esmeralda ou em outro país membro da UE? Conte com as nossas agências parceiras para te ajudar a planejar todos os detalhes e faça essa viagem de fato acontecer.
É só clicar em Orçamento Fácil e solicitar uma cotação!
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…