Irlanda também oferece cursos de teatro, inclusive na Trinity College, a universidade mais importante do país.
To be or not to be? Se você também se faz a mesma pergunta que Hamlet, como no clássico de William Shakespeare, tá na hora de ir mais além e se perguntar Why not to be? e aproveitar que está na Irlanda para buscar um curso de teatro.
A Irlanda oferece algumas opções que interessam desde aqueles em busca de um aperfeiçoamento no inglês até algo mais aprofundado, como uma graduação ou mestrado. As escolas variam entre as opções técnicas, cursos de curta duração e até universidade.
Para alguns, estudar teatro pode ser uma complementação para estimular a comunicação interpessoal, perder a timidez, ou adotar um hobby. Para outros, a carreira na atuação é uma doação intensa de tempo, nem sempre reconhecida ou lenta até um nível mais alto. Por isso, investir em temporadas internacionais e, principalmente, com pleno desenvolvimento de um idioma, pode abrir muitas portas.
Embora a Irlanda não tenha fama internacional nesta área, só em Dublin é possível encontrar grandes espaços que abrigam muita história, além de arquitetura incrível, como o Abbey Theatre, o Olympia Theatre, o Gate Theatre (fundado em 1930 e o primeiro no mundo a apresentar a retrospectiva completa das 19 peças de Samuel Beckett, famoso escritor irlandês), o Smock Alley Theatre (fundado em 1662 e que foi uma igreja entre 1811 e 1815, virou atração turística no final do século passado e reabriu em sua função original em 2009), o The Gaiety Theatre, entre outros, fazendo da cidade um grande atrativo para as companhias de teatro locais.
O The Gaiety Theatre, assim como outros, faz da cidade um grande atrativo para as cias de teatro locais. Crédito: Faithiecannoise | Dreamstime
Entre as opções técnicas, ou FETACs, e as de curta duração, mais acessíveis e que futuramente podem te ajudar a ingressar no mercado de trabalho ou propriamente numa universidade, é possível encontrar cursos que variam de 6 meses a 2 anos.
UPDATE: O FETAC agora recebe a sigla de QQI – Quality and Qualification Ireland, o nome mudou mas o programa de formação técnica é a mesma.
O QQI, anterior FETAC, oferece cursos que pertencem a uma categoria intermediária entre o ensino médio e uma universidade, e tem como objetivo preparar o profissional para o mercado de trabalho.
Localizada na capital, a Inchicore College of Further Education, possui cursos que podem durar de 2 a 3 anos, e a Coláiste Dhúlaigh College of Further Education (CDCFE), cujo o curso tem duração de 1 ano, traz a possibilidade de esticar para um curso em nível de graduação com mais 3 anos.
No interior, é possível encontrar a Kinsale College of Further Education, em Cork, com opções que variam de 1 a 2 anos, conforme a formação, e a Galway Community College, em Galway, com aulas full time.
Porém, vale lembrar que os cursos citados acima, QQI, não possibilitam o visto para estudantes, o Stamp 2. Sendo assim, eles são mais viáveis para quem já possui um visto, possui residência no país ou a dupla-cidadania.
Se você está pensando em investir mais pesado, inclusive em termos de tempo e dinheiro, há oportunidades nas cotadas universidades irlandesas, como a Trinity College Dublin, com cursos que duram a partir de um ano (de curta duração), como ‘Introdução ao Teatro e Atuação’, de três anos (graduação) e até mesmo pós-graduação – que tem exigências como diploma na área, além de aprovação da aplicação.
A University College Cork oferece cursos de graduação (3 anos) e pós-graduação, ambos full time. Já na National University of Ireland (NUI), em Galway, é necessária prévia aprovação. O curso tem duração de 4 anos e custa cerca de 13 mil euros/ano.
Vale reforçar que quem pensa em sair do Brasil em busca de uma qualificação na Irlanda deve antes se certificar se a instituição escolhida faz parte da lista de instituições autorizadas a fornecer o visto de estudante.
A Irlanda enfrentará sua primeira onda de frio significativa da temporada a partir desta semana,…
O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com…
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…