Photo by Marcus Loke on Unsplash
Com a crise de acomodação na Irlanda cada vez mais intensa, a preocupação é real entre estudantes e trabalhadores imigrantes — e até mesmo cidadãos irlandeses — de acabar tendo que dormir em locais públicos, como aeroporto e até mesmo nas ruas, caso não encontrem uma vaga ou sejam despejados. Existe, porém, uma forma de acomodação de emergência na Irlanda que pode ser usada como recurso.
Como já mostramos aqui no edublin, estudantes estão tendo dificuldades de encontrar vagas de acomodação quando chegam à Irlanda para iniciar o intercâmbio. Um estudante chileno entrevistado para a matéria afirmou que chegou a dormir uma noite nas ruas de Cork.
De acordo com o Citizen Information, qualquer pessoa que estiver em território irlandês pode aplicar para a acomodação de emergência na Irlanda.
A estadia em casa de amigos ou familiares deve ser considerada em primeiro lugar. Mas, no caso de necessidade real, como último recurso, a acomodação de emergência na Irlanda pode ser uma opção.
Vamos falar mais sobre isso!
Albergues são oferecidos como acomodação de emergência na Irlanda. Foto: Marcus Loke on Unsplash
A acomodação de emergência na Irlanda é um alojamento temporário em albergues públicos. Eles são fornecidos a pessoas solteiras.
A acomodação é fornecida como uma resposta de emergência e está sujeita a revisão contínua. Quem aplicar para a acomodação deve responder a questões relevantes.
Os albergues podem ser de curto e/ou longo prazo. Alguns oferecem dormitórios e/ou quartos individuais e alguns incluem refeições e outros serviços. Alguns podem cobrar pela acomodação por noite ou por semana.
As pessoas que estão em alojamentos de emergência há muito tempo podem ter acesso à iniciativa Housing First. Esta iniciativa ajuda as pessoas a ter acesso a moradias permanentes e fornece o apoio geral de que podem precisar para ajudá-las a permanecer em acomodações estáveis.
Atenção: é possível que sejam exigidas documentação como passaporte, IRP (Irish Residence Permit) e PPS.
De acordo com o Citizen Information, pessoas que se encontram sem teto devem entrar em contato com a autoridade local para ter acesso à acomodação. Você encontra uma lista de contatos por região, cidade e condado aqui.
Se você está na região de Dublin e corre o risco de ser despejado, pode encontrar ajuda com o Tenancy Protection Service. O Dublin City Council’s Central Placement Service é outro serviço impotante da prefeitura de Dublin.
O Housing First Service oferece ajuda para ter acesso a acomodações de emergência.
Algumas organizações de assistência à pessoas sem-teto auxiliam a encontrar uma acomodação de emergência na Irlanda.
Selecionamos algumas delas:
O Migrant Rights Centre Ireland (MRCI) fornece informações, advocacia e assistência sobre direitos de bem-estar social. O centro de recursos oferece um serviço de primeira linha e um serviço de telefone e e-mail para ajudar com consultas em todo o país.
Migrant Rights Centre Ireland, 13 Lower Dorset Street, Dublin 1. Tel: (01) 889 7570
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…