Um dos maiores nomes da música brasileira, Adriana Calcanhotto se apresenta pela primeira vez na Irlanda, em Dublin, neste fim de semana.
Serão duas apresentações, no sábado, 21 de maio, e no domingo, 22, no Sugar Club.
Adriana falou com o edublin sobre a apresentação, a turnê europeia, além de suas aulas de composição na Universidade de Coimbra.
Acompanhe a entrevista completa no nosso canal do YouTube.
Adriana Calcanhotto estreia a nova turnê de voz e violão nesta quinta-feira, 19 de maio, em Zaragoza, na Espanha, seguindo na sexta-feira para Barcelona, antes de pousar em Dublin. São mais de 18 apresentações, seguindo para Alemanha, Inglaterra, França, Itália e outros países.
Adriana contou que está sendo um alívio poder voltar a uma turnê após a pandemia.
“É muito bom voltar para a estrada, para os palcos, estar perto das pessoas. Durante a pandemia foi tão difícil imaginar, se teria volta, se teria mundo… voltar à catarse de estar todo mundo reunido”, disse.
Adriana disse estar empolgada para encontrar o público de Dublin no fim de semana. “Eu soube que tem uma colônia grande e afetiva de brasileiros na Irlanda. Estou muito curiosa”, contou.
Para ela, cantar em português é algo especial, uma “coisa da transmissão da língua portuguesa pelas canções”. E cantar para o público brasileiro que mora no exterior é ainda mais “catártico”. “Nessa hora, para a gente que está no palco cai a ficha”, disse.
A turnê de voz e violão pela Europa leva Adriana Calcanhotto a reunir sucessos da carreira, mas também a ousar no repertório que, segundo ela, varia de show para show.
“Esse roteiro tem as canções mais conhecidas, Esquadros, Vambora, Maresia, Devolva-me… e também faço canções em espanhol, inglês, francês, dependendo do lugar que estou. Não é fixo totalmente o roteiro. Tem pessoas que pedem algumas coisas que lembro como tocar e posso fazer. É algo interessante.”
Apesar de ser apenas voz e violão, Adriana garante que o show tem uma energia diferente.
“O show é todo de pé. Não é um banquinho e violão. Tem o violão, mas não tem o banquinho.”
Ela destaca o trabalho de Denilson Baniwa, artista indígena que fez um cocar de serras que será usado pela compositora. “É o artista que mais tem me tocado, me interessado. Estou animada e pronta para a estrada!”
Nomeada embaixadora na Universidade de Coimbra, Adriana Calcanhotto ministra aulas de composição na universidade. A última turma foi em 2019 e, por conta da pandemia, ela disse que não foi possível abrir novas turmas desde então
“Nunca tinha dado aulas antes, embora tenha uma família de professores. O que eu aprendi é que para ensinar você tem que estudar. Então o tempo todo que estou dando aulas em Coimbra é o tempo que tenho que estudar. Cada aula que vou dar eu estudo muito”, ressaltou.
Uma nova turma poderá ser aberta em 2023, segundo Adriana.
Show de Adriana Calcanhotto
Sábado, 21 de maio (ingressos esgotados)
Domingo, 22 de maio (ingressos disponíveis aqui)
Local: Sugar Club
8 Leeson Street Lower,
Saint Kevin’s,
Dublin,
D02 ET97
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…