Parece novela! Há anos, a notícia de que o plano para voo direto entre Irlanda e Brasil vai sair do papel pipoca por aqui. Em 2025 não está sendo diferente.
Segundo a imprensa irlandesa, o Aeroporto de Dublin estaria empenhado em estabelecer voos diretos para o Brasil, aguardando a conclusão de um acordo bilateral entre os governos irlandês e brasileiro.
O jornal Sunday Independent afirmou que Kenny Jacobs, CEO da DAA (Dublin Airport Authority), reuniu-se recentemente com Flávio Helmold Macieira, embaixador do Brasil na Irlanda, para discutir a viabilidade de uma rota direta de São Paulo para Dublin.
A DAA afirmou que, embora esteja comprometida com a criação dessa ligação aérea, a decisão final dependerá de um acordo governamental e de considerações comerciais das companhias aéreas.
“A DAA está comprometida em estabelecer uma ligação aérea direta com o Brasil, aguardando esforços governamentais bem-sucedidos para um acordo bilateral”, disse um porta-voz da DAA ao Sunday Independent.
Atualmente, não há voos diretos entre Dublin e cidades brasileiras. Passageiros interessados em viajar entre essas localidades precisam optar por voos com escalas, oferecidos por diversas companhias aéreas como TAP Air Portugal e a Air France.
Aeroporto de Dublin está em conversa com a Embaixada do Brasil na Irlanda para implementação de voos diretos entre Irlanda e Brasil. Foto: Unsplash
Enquanto a ansiedade aumenta com a possibilidade de um voo direto entre Brasil e Irlanda, o próprio Aeroporto de Dublin lançou recentemente uma pesquisa em sua página oficial no Facebook, convidando o público a votar em novos destinos para voos diretos.
É claro que a cidade brasileira já está disparada na frente de outras como Singapura, Bangkok e Cidade do Cabo, já que os próprios brasileiros estão fazendo campanha para mostrar o interesse na rota.
No entanto, o aeroporto enfrenta desafios relacionados ao limite anual de passageiros. Desde 2007, o Aeroporto de Dublin opera sob uma restrição de 32 milhões de passageiros por ano, imposta pelo Conselho do Condado de Fingal.
Em 2024, o número total de passageiros ultrapassou esse limite, atingindo 33 milhões. A DAA já submeteu planos para aumentar esse limite para 36 milhões, buscando acomodar a crescente demanda e possibilitar a introdução de novas rotas, como a proposta ligação direta com o Brasil.
A implementação de voo direto entre Brasil e Irlanda representaria um marco significativo nas relações aéreas entre os dois países, facilitando o intercâmbio cultural e econômico.
Contudo, a concretização dessa rota depende de acordos governamentais e da capacidade do aeroporto de expandir seu limite de passageiros para atender à demanda projetada.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Vendo de cima, mais parece uma cratera causada pela queda de um meteoro, mas na…
Apesar de estarem na mesma ilha, a Irlanda do Norte é um país separado da…
Você tem interesse em fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no exterior? Já sabe…
Uma das dúvidas de quem aterrissa na Irlanda para turismo ou para fazer intercâmbio é…
Quem vive na Irlanda está familiarizado com os dias escuros que caracterizam o fim e…
Skerries é uma charmosa vila de pescadores localizada a 35 minutos da capital irlandesa. Em…