Um estudo do Instituto de Saúde Pública de Barcelona (ISPB) mostrou que casos de câncer na bexiga em europeus podem estar relacionados a produtos químicos inseridos na água potável. Os culpados seriam os trihalometanos usados no processo de desinfecção da água. Segundo a entidade, seriam ao menos 6.500 casos anuais da doença relacionados ao composto químico — 5% do total de câncer de bexiga na Europa. Em porcentagem, a Irlanda está em terceiro lugar em pessoas que contraíram a doença por meio da água.
A concentração de trihalometanos não deve ultrapassar os 100 microgramas por litro de água. Dos 26 países europeus citados pelo ISPB, os que têm maior incidência de câncer na bexiga relacionado aos trihalometanos são: Chipre (23%), Malta (17%), Irlanda (17%), Espanha (11%) e Grécia (10%). Ficam com menores índices: Dinamarca (0%), a Holanda (0,1%), Alemanha (0,2%), Áustria (0,4%) e Lituânia (0,4%).
Leia também: Água potável na Irlanda: dá para confiar?
A Irlanda também aparece na lista de países onde há picos de concentração de trihalometanos na água potável superando o limite permitido, junto com Chipre, Estônia, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Espanha e Reino Unido.
O estudo foi publicado no boletim científico Environmental Health Perspectives.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…