Afinal dá pra confiar na Água da Irlanda?
Há algum tempo as discussões no chat do VAI QUANDO?, o app do E-Dublin estavam divertidíssimas e rolou até uma espécie de câmara de gás no estômago da galera.
Brincadeiras à parte, todo esse momento intimista entre você e sua barriga conversadeira tem muito a ver com a água e, embora seja até engraçado escutar a sinfonia interna, você precisa ficar atento. E a principal pergunta é: a água potável na Irlanda é de qualidade?
Só para lembrar, aqui na Irlanda não se paga pela água, mas também não se pode esperar grandes coisas dela. Eu, que sempre morei no oeste irlandês, desde que cheguei fui avisada que a água da torneira em Dublin é a “bad water”, e quem me passou essa informação foram os próprios irlandeses. No interior, ou se compra água mineral, ou se instala algum sistema de purificação.
Me admirei quando cheguei em Dublin e observei as pessoas tomando água da torneira. Pois bem, há muito pouco tempo uma matéria do Mirror.ie trouxe números alarmantes sobre a qualidade da água em solo verde, mais especificamente no norte do país. Segundo dados da Environmental Protection Agency’s (EPA), pelo menos 600 mil moradores estão sendo expostos ao consumo de água potável com substâncias inadequadas ao consumo, ou pelo menos, com quantidades acima das recomendadas.
Ano após ano os testes dizem o mesmo: a qualidade da água irlandesa é bem duvidosa e apresenta risco para a população. Um outro relatório publicado chegou a recomendar que, em algumas regiões, a população adotasse água fervida durante o inverno.
O mesmo relatório constatou por meio de 738 testes realizados em 16 localidades, que o número de algumas substâncias estavam com índices acima dos permitidas nos reservatórios irlandeses. Na época, a EPA disse que investimentos seriam feitos para solucionar o problema.
É para entrar em pânico? Não! Porém ferver a água ou mesmo adotar as minerais, com certeza fará você dormir mais sossegado. E claro, vale lembrar que, quando se fala em consumo continuado, isso não se resume a alguns meses. O máximo que pode acontecer é ter sensações desagradáveis como se constranger com o falatório do seu estômago, ou mesmo ter problemas de diarreia. No entanto, é sempre melhor prevenir que remediar.
E lembre-se! Uma garrafa com filtro já ajuda bastante!
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…