Você é o tipo de pessoa que, durante uma viagem, deseja explorar os destinos com bastante calma e sem se preocupar com o tempo? Se a resposta for sim, que tal entender melhor como funciona o aluguel de carro na Europa?
Às vezes, viajar de carro pode ser uma alternativa perfeita para você curtir ainda mais o destino, já que esse é um meio de transporte que dá total liberdade para ir a qualquer lugar, a qualquer hora.
Para facilitar a sua busca por informações sobre aluguel de carro na Europa, agora você poderá conferir tudo sobre como funciona esse processo fora do Brasil e colocar na balança todos os prós e contras antes de fazer a reserva.
Vamos lá?
A resposta é: sim! A carteira de habilitação brasileira (CNH) é válida na União Europeia, e qualquer brasileiro habilitado pode alugar um carro para desbravar os mais diferentes territórios.
Porém, é sempre bom verificar as regras do país escolhido antes de efetuar a reserva para evitar alguma surpresa, pois alguns lugares exigem uma carteira de habilitação internacional.
A maioria das empresas de aluguel de carro na Europa tem exigências pontuais para que o turista estrangeiro possa fazer a locação de um veículo.
Vamos a elas:
A PID somente é válida nos países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, realizada em Viena. Ela pode ser requerida em órgãos de trânsito estaduais. Em São Paulo, por exemplo, é possível solicitar no Detran. O custo é de 300 reais (mais correio), e o envio acontece em dez dias após o pedido.
Na Irlanda, por exemplo, a PID não é aceita, mas a carteira de motorista brasileira pode ser usada apenas por turistas, durante a estadia no país. Em alguns casos, é preciso apresentar a tradução juramentada da carteira.
Quer saber qual a melhor empresa de tradução juramentada do mercado? Vamos recomendar uma que tem alguns dos melhores rankings do mercado, a Yellowling.
Varia muito! Tudo vai depender do tipo de carro, quantidade de dias em que vai utilizar o veículo e, até mesmo, os quilômetros que pretende rodar.
No entanto, vale lembrar que, além do gasto com a locação, você terá o gasto com o combustível, hein?
Por isso, é sempre bom verificar o valor do combustível no destino escolhido antes de viajar.
Fizemos uma simulação de aluguel de carro por três dias, em site de comparação de preços de aluguel de carros.
Selecionamos cinco cidades para se ter uma ideia comparativa de aluguel de carro na Europa:
Há inúmeras locadoras de carros na Europa, com preços bem diversificados e com opções de veículos para todos os gostos e estilos.
Aproveite para conferir, abaixo, uma lista com algumas opções de empresas que realizam esse serviço e que são bastante conhecidas nesse mercado.
Com cerca de 65 anos no mercado, a Europcar é mundialmente conhecida e está presente em 130 países.
Nessa empresa, é possível alugar um carro básico, com quatro lugares, quilometragem ilimitada e proteção do veículo pagando em média 340€.
A Sixt, uma marca alemã que está presente em mais de 100 países, é uma empresa que conta com uma frota bastante diversa de veículos, desde econômicos até minivans, SUVs e carros luxuosos.
A Alamo, que foi fundada em 1974, nos EUA, foi a primeira do setor a implantar o conceito de quilometragem ilimitada, que atualmente é adotado pela maioria das locadoras. Na Europa, atua or meio da parceira Enterprise Rent-A-Car.
A Rental Cars é uma empresa bastante conhecida e com ótimas recomendações. Mas um de seus diferenciais é possibilitar o pagamento do aluguel do carro ainda no Brasil, sendo possível dividir o preço no cartão de crédito e, ainda, ter direito a alguns descontos.
Presente em mais de 145 países, a Hertz é uma empresa com presença global e que oferece apoio 24 horas por dia, tem veículos de diferentes marcas e que se torna cada vez mais referência para quem deseja realizar um aluguel de carro na Europa.
A Mobility é uma plataforma brasileira que está em constante crescimento no mercado de aluguel de carros e que tem parceria com as melhores locadoras de veículo ao redor do mundo. O processo de locação é rápido e prático, podendo ser feito online na plataforma.
Geralmente, as locadoras não permitem a travessia para outros países, mas há exceções! Vale ressaltar que a entrada e saída de um país na Europa funciona de forma bem similar aos aeroportos.
Ou seja, para sair de um país, é importante carimbar o passaporte na imigração para provar sua saída.
Já na entrada de um novo país, provavelmente, as autoridades poderão questionar o motivo da viagem e o tempo pelo qual pretende permanecer. Além disso, é muito importante carimbar o passaporte.
Fora isso, não esqueça de ter em mãos o documento do veículo, passaporte e permissão para dirigir a todo momento, pois, na imigração, poderá ser necessário preencher um formulário chamado de “Importação Temporária de Veículo” e as autoridades podem exigir essas comprovações.
O formulário tem data de validade, o que permite a circulação no país somente até determinado período.
A “Cross Border”, conhecida como taxa de fronteira, é um encargo cobrado em alguns países da Europa para motoristas que dirigem fora do país de origem de sua locação. Essa é uma taxa única e o valor não está incluído na locação.
Não dá para não enaltecer as estradas da Europa, pois a grande maioria é realmente excelente! Isso porque há um padrão controlado pela União Europeia e todas as estradas precisam estar em constante manutenção.
Ou seja, é bem tranquilo realizar o aluguel de carro na Europa e cair na estrada com mais segurança. Porém, é fundamental ter atenção redobrada às sinalizações, pois elas mudam de país para país.
O aplicativo Turo, lançado em 2009, possibilita que você alugue o carro de uma outra pessoa de forma bem fácil.
É só baixar o app, escolher a cidade e o veículo disponível, as datas e em seguida aguardar que o proprietário aceite ou recuse o pedido. Lembre-se que a Turo não tem frota própria, é apenas um intermediário entre locador e locatário.
Agora que você já conferiu várias dicas de como realizar o aluguel de carro na Europa, é hora de escolher quais destinos farão parte da sua EuroTrip e começar a organizar todos os detalhes da viagem!
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…