Um brinde às novas amizades! Está aí uma das melhores coisas do intercâmbio: conhecer pessoas novas, sejam estrangeiros ou conterrâneos dos quatro cantos do país.
Para mim, são mais de dois anos na Ilha Esmeralda. Só por aí, tente imaginar quantas pessoas já passaram pela minha trajetória aqui… Pessoas com as quais já dividi apartamento, salas de aula, noites de balada, planos, sonhos e medos.
Mas esses mais de dois anos de Irlanda também me fizeram dizer “goodbye” para a maioria dos grandes amigos que fiz aqui. Regada em lágrimas, palavras de incentivo, cartões e fotos, me despedi de muita gente… coreanos, japoneses, espanhóis e muitos brasileiros.
Você pode estar aí pensando “Ah! Com o tempo acostuma!”. Mas não é bem assim. Em Setembro, duas grandes amigas que têm dividido apartamento comigo por mais de um ano irão voltar para o Brasil. Meu coração já está apertadinho. Fica difícil imaginar como será daqui pra frente.
A vida de intercambista é feita sim de despedidas, mas também desses encontros engrandecedores que nos transformam de várias formas em pessoas melhores. A despedida não significa o fim da amizade. Com muitas dessas pessoas que já voltaram, continuo mantendo contato, mesmo que virtualmente – além disso, a lista de convites de lugares para visitar com hospedagem garantida só aumenta. :)
O mais importante nesse vai e vem é que você possa explorar o melhor que cada amizade pode te proporcionar. Que você possa dar o melhor de si. No final, é uma troca gratificante, são histórias compartilhadas para a vida toda. Aquelas memórias boas que só mesmo a experiência do intercâmbio irá te proporcionar.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…