Amor Simples de Doar, um grupo de apoio a brasileiros com câncer na Irlanda, está buscando novos voluntários para somar ao time que faz um trabalho de auxílio, prevenção e conscientização sobre o câncer no país.
Atualmente, o grupo busca profissionais com experiência em marketing e administração, bem como pessoas dispostas a realizar visitas a pacientes e a acompanhar consultas e exames médicos.
Na próxima quinta-feira dia 5 de setembro, a partir das 19h, acontece a primeira reunião virtual de boas-vindas aos novos voluntários.
A presença de todos os interessados é fundamental para identificar novas formas de apoiar os pacientes em tratamento.
É possível se inscrever para receber mais informações sobre a reunião. Além deste encontro, outra reunião será realizada em outubro com data a definir.
Mas o que é o grupo Amor Simples de Doar e quais são os seus objetivos?
O grupo Amor Simples de Doar começou como um canal no WhatsApp em 2021 para a troca de experiências entre brasileiros enfrentando a doença em solo irlandês.
Em 2024, a iniciativa se tornou uma grande rede de apoio, suporte e conscientização, formada por voluntários e por aqueles que precisam realizar o tratamento da doença longe de casa e da família.
A ideia foi de Márcia Miranda Faulkner que foi diagnosticada com estágio 4 de câncer de ovário, trompas e mama. Apesar de bem amparada pela família irlandesa de seu marido, ela questionava: “quantos brasileiros vivendo aqui podem estar passando por essa situação, sozinhos, sem inglês e rede de apoio?”.
Foi assim que criou um grupo de WhatsApp para compartilhar experiências com outros compatriotas enfrentando essa situação na Irlanda, que no seu início tinha apenas quatro membros.
Em três anos, agora como grupo de apoio, o Amor Simples de Doar atende cerca de 60 pessoas, seja através da conscientização sobre o tema, ou servindo como uma rede de apoio e suporte emocional a todos envolvidos.
Leia também: Trabalho voluntário no exterior: sites de vagas, dicas e países
Entre os atendimentos, os voluntários acompanham consultas e fazem visitas hospitalares, além de assistência psicológica, auxílio com questões burocráticas, doações, etc.
Entre os projetos futuros estão se estabelecer como uma ONG, adquirir uma sede, onde poderão realizar atividades para os pacientes, além de armazenar doações,
perucas, lenços, entre outras coisas.
“Meu maior desejo é ver o grupo crescer, ajudando muito mais pessoas, e espalhar a ideia do Amor Simples de Doar para comunidades brasileiras em outros países da Europa. A ideia é que este grupo de amor chegue a todos os lugares onde houver um brasileiro enfrentando o câncer longe de casa”, disse Márcia.
Márcia conseguiu transformar suas dores em superação, compaixão, empatia e solidariedade: “Meu plano maior é viver para ajudar onde for necessário. Cada alívio no rosto de quem nos procura enche meu coração de um sentimento inexplicável. Não podemos mudar ou melhorar o mundo inteiro, mas podemos mudar o mundo de alguém que está perto de nós”.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…