A Noruega é conhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes. E é no país que está localizada uma das rotas ferroviárias que não deixa a desejar no quesito beleza.
Trata-se da ferrovia de Bergen, que, com 500 quilômetros de extensão liga Oslo a segunda maior cidade do país, numa viagem de aproximadamente 7 horas que é considerada por muitos, inclusive pelo guia Lonely Planet, como a mais bela do mundo.
Para você ter uma ideia da dimensão, nenhuma outra viagem de trem conectando duas cidades passa por altitudes tão altas, chegando a 1222 metros acima do nível do mar. Some a isso, campos deslumbrantes, lagos, montanhas e, independente da época do ano, neve em determinados trechos.
Como podemos imaginar, a construção dessa ferrovia não foi das mais fáceis. No total, 12 rotas foram pesquisadas até que o projeto final fosse escolhido. O detalhe é que isso tudo aconteceu nada menos que em 1875. Muita neve e temperaturas baixíssimas foram um desafio à construção e 182 túneis tiveram que ser cavados manualmente nas montanhas geladas. No total, 34 anos foram necessários para que a ferrovia fosse finalizada, processo que envolveu um contingente de 15 mil homens.
Viajar pela ferrovia de Bergen é uma experiência incrível tanto no inverno quanto no verão, já que as paisagens naturais são completamente distintas nas duas estações. Mesmo nos dias de neve intensa, não há interrupção no tráfego dos trens, portanto, se você está planejando a sua viagem para a época mais fria do ano, não se preocupe com cancelamentos.
O único ponto negativo de se viajar durante o inverno é que os dias são extremamente curtos no país nessa época do ano, com poucas horas de luz solar. Portanto, tente programar sua viagem para um horário em que haja luz do sol, o que geralmente ocorre das 9 da manhã às 4 da tarde. Antes ou depois desse horário a escuridão vai impedir que você desfrute da beleza do percurso. Durante a estação, o melhor período para viajar é compreende o final de fevereiro até o fim de março, quando o frio está menos rigoroso.
Mas, um dos melhores momentos para a viagem é durante a primavera. A partir de maio a neve começa a derreter e o degelo forma cachoeiras, novas árvores estão brotando com flores e frutas, garantindo uma cor especial à paisagem.
Que a Noruega não é um dos destinos mais baratos para se passar as férias não é novidade. Mesmo assim, a viagem de Oslo a Bergen pode ser bem mais acessível do que você imagina.
Pelo preço de uma pizza e um pint de cerveja em Oslo, cerca de 299 coroas norueguesas, aproximadamente 35 euros, por exemplo, é possível comprar uma passagem. Ida e volta sai por 498 coroas, cerca de 70 euros.
Ressaltamos que para conseguir esse preço camarada é necessário fazer a reserva dos bilhetes com antecedência, já que na bilheteria da estação ferroviária o valor pode ser praticamente o dobro.
Para comprar a sua passagem, consulte o site da ferrovia aqui. Eles possuem versão em inglês e aceitam cartão de crédito e débito. E se você já fez essa viagem, compartilhe com a gente a sua experiência nos comentários!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…