Agora é pra valer. O casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor na Irlanda do Norte. Após uma votação em julho, na qual o matrimônio entre homossexuais foi aprovado no congresso por 383 votos a 73, finalmente o “sim” vai acontecer entre casais que esperam há muito tempo por esse direito. A Irlanda do Norte é a única do Reino Unido em que o casamento gay ainda não era permitido.
Os casais já podem se registrar para se casar, mas os casamentos devem começar a acontecer em 28 dias, justamente quando é comemorado o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) na Europa, dia 14 de fevereiro.
Leia também: Principais destinos turísticos LGBTQ+ em 2020
Apesar de todo o Reino Unido ter aprovado o casamento gay em 2014, a Câmara dos Comuns na Irlanda do Norte votou pela legalização apenas em 2019 e, ainda assim, a mudança poderia ter sido anulada, como explicamos nesta matéria. Desde outubro, o congresso trabalhou para que mudanças pudessem ocorrer e que a lei vingasse.
Recentemente, novos dados sobre a Irlanda foram divulgados pelo CSO (Central Statistic Office) — Central de Estatísticas da Irlanda. Entre os números estão a quantidade de casamentos em 2018 realizados na ilha. Foram 20.389 casamento em pessoas do sexo oposto mais 664 casamentos gays. Destes, 372 foram entre homens e 292 entre mulheres.
O casamento igualitário foi aprovado após referendo em 2015 na República da Irlanda. No total, já foram 2.570 casamentos gays realizados na ilha.
Estudo financiado pela Autoridade de Polícia pede lei contra 'perfilamento racial' e critica atuação da…
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…