Agora é pra valer. O casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor na Irlanda do Norte. Após uma votação em julho, na qual o matrimônio entre homossexuais foi aprovado no congresso por 383 votos a 73, finalmente o “sim” vai acontecer entre casais que esperam há muito tempo por esse direito. A Irlanda do Norte é a única do Reino Unido em que o casamento gay ainda não era permitido.
Os casais já podem se registrar para se casar, mas os casamentos devem começar a acontecer em 28 dias, justamente quando é comemorado o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) na Europa, dia 14 de fevereiro.
Leia também: Principais destinos turísticos LGBTQ+ em 2020
Apesar de todo o Reino Unido ter aprovado o casamento gay em 2014, a Câmara dos Comuns na Irlanda do Norte votou pela legalização apenas em 2019 e, ainda assim, a mudança poderia ter sido anulada, como explicamos nesta matéria. Desde outubro, o congresso trabalhou para que mudanças pudessem ocorrer e que a lei vingasse.
Recentemente, novos dados sobre a Irlanda foram divulgados pelo CSO (Central Statistic Office) — Central de Estatísticas da Irlanda. Entre os números estão a quantidade de casamentos em 2018 realizados na ilha. Foram 20.389 casamento em pessoas do sexo oposto mais 664 casamentos gays. Destes, 372 foram entre homens e 292 entre mulheres.
O casamento igualitário foi aprovado após referendo em 2015 na República da Irlanda. No total, já foram 2.570 casamentos gays realizados na ilha.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…