Aposentados — e, com isso, muitos brasileiros — que tinham o sonho de se mudar para Portugal podem precisar escolher outro país se quiserem ficar livres de impostos. Isso porque a isenção para aposentados estrangeiros, que acontece em Portugal para cidadãos de países parceiros como o Brasil, pode acabar.
Uma emenda foi proposta pelo primeiro-ministro António Costa alterando as regras atuais e vai cobrar 10% de imposto para estrangeiros aposentados que têm o nome de “residentes não habituais” (RNH).
Muitos aposentados brasileiros — principalmente os que tinham um alto nível de aposentadoria — estavam escolhendo viver em Portugal justamente porque ficavam livres de pagar impostos. De qualquer forma, mesmo com a nova taxa, ela ainda é mais baixa do que em muitos países europeus, e quem já vive no país utilizando a isenção seguirá como está.
Leia também: Portugal veta visto para investidores em Lisboa e Porto
Hoje, cerca de 3.000 brasileiros aposentados moram em Portugal sem pagar impostos. O RNH oferece, além da isenção, a residência no país, o que deve se manter. O Orçamento do Estado para 2020, que muda a regra, será votado em 6 de fevereiro.
A decisão foi tomada, segundo o governo, pela reclamação de outros países que perdem de arrecadar com impostos de aposentados que se mudam para Portugal. Existem 30 mil nessas condições no país, sendo muitos europeus como franceses e finlandeses. Outra questão vem dos próprios portugueses aposentados, que não têm o mesmo benefício e precisam pagar impostos normalmente.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…