Aposentados — e, com isso, muitos brasileiros — que tinham o sonho de se mudar para Portugal podem precisar escolher outro país se quiserem ficar livres de impostos. Isso porque a isenção para aposentados estrangeiros, que acontece em Portugal para cidadãos de países parceiros como o Brasil, pode acabar.
Aposentados estrangeiros podem ter que pagar 10% de impostos para morar em Portugal. Foto: Pxhere
Uma emenda foi proposta pelo primeiro-ministro António Costa alterando as regras atuais e vai cobrar 10% de imposto para estrangeiros aposentados que têm o nome de “residentes não habituais” (RNH).
Muitos aposentados brasileiros — principalmente os que tinham um alto nível de aposentadoria — estavam escolhendo viver em Portugal justamente porque ficavam livres de pagar impostos. De qualquer forma, mesmo com a nova taxa, ela ainda é mais baixa do que em muitos países europeus, e quem já vive no país utilizando a isenção seguirá como está.
Leia também: Portugal veta visto para investidores em Lisboa e Porto
Hoje, cerca de 3.000 brasileiros aposentados moram em Portugal sem pagar impostos. O RNH oferece, além da isenção, a residência no país, o que deve se manter. O Orçamento do Estado para 2020, que muda a regra, será votado em 6 de fevereiro.
A decisão foi tomada, segundo o governo, pela reclamação de outros países que perdem de arrecadar com impostos de aposentados que se mudam para Portugal. Existem 30 mil nessas condições no país, sendo muitos europeus como franceses e finlandeses. Outra questão vem dos próprios portugueses aposentados, que não têm o mesmo benefício e precisam pagar impostos normalmente.
Skerries é uma charmosa vila de pescadores localizada a 35 minutos da capital irlandesa. Em…
Como assistir ao Oscar 2025 na Irlanda: qual canal será exibido, como ver online e…
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…