Categories: Notícias

Apuração eleitoral termina e Irlanda segue sem governo definido

A apuração da eleição parlamentar na Irlanda terminou na terça-feira, 11 de fevereiro, decidindo quem vai ocupar as 160 cadeiras do Parlamento Irlandês, o Dáil Éireann. Três foram os partidos com maior número de deputados eleitos: Fianna Fáil, partido de centro-direita, do líder Micheál Martin, com 38 eleitos; Sinn Féin, partido de esquerda liderado por Mary Lou McDonald, com 37 eleitos; e Fine Gael, também de centro-direita, do atual Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) Leo Varadkar, com 35 cadeiras ocupadas. Outros partidos ou candidatos independentes somam o restante de políticos que terão voz na House of Oireachtas, órgão legislativo da República da Irlanda.

Irlandeses foram às urnas no dia 8 de fevereiro para escolher os novos integrantes do parlamento. Foto: 163261294 © Andrianocz – Dreamstime.com

Apesar da conclusão, conforme o sistema parlamentarista irlandês, é preciso que 80 deputados, chamados na Irlanda de Teachta Dála (TDs), se unam para montar o governo. Essa é a grande questão já que nenhum partido, por si só, tem esse número total de assentos e será preciso fazer uma coligação.

Leia também: Saiba como foi a eleição parlamentarista na Irlanda

O problema é que Fine Gael e Fianna Fáil são partidos rivais e ambos também têm ideias completamente opostas ao Sinn Féin. Mas apenas com uma concordância entre eles é que será possível governar a República.

Continua após a publicidade

O Taoiseach Leo Varadkar tem mantido sua fala de que seu partido não vai fazer coligação com Fianna Fáil ou Sinn Féin. Mesmo assim, as tentativas de negociações entre os partidos já começaram e pode demorar dias ou até semanas para que eles entrem em um acordo. Caso isso não ocorra é possível que sejam chamadas novas eleições.

Mary Lou McDonald, líder do partido Sinn Féin, que elegeu 37 deputados na eleição. Foto: Divulgação

Outra questão que todos estão se perguntando agora é quem será o primeiro-ministro irlandês. Ambos os três líderes dos partidos que ficaram com a maioria dos assentos foram eleitos deputados e querem a vaga de Taoiseach, cargo máximo de poder dentro da República da Irlanda, que toma decisões mais importantes ainda que o presidente.

Leia também: Eleições presidenciais no Brasil e na Irlanda: há diferenças?

A novidade desta eleição é a posição em que o partido Sinn Féin, com o segundo maior número de deputados eleitos, já que há tempos não chegava nem perto disso. Por isso mesmo é que muitos estão apostando que McDonald seja a Taoiseach com o apoio dos partidos menores como Labor Party, Solidarity People Before Profit, Social Democrats e Green Party. Os dois últimos também foram uma surpresa por alcançarem números inesperados de assentos, 6 e 12, consecutivamente.

House of Oireachtas, órgão legislativo da República da Irlanda, onde os deputados vão trabalhar durante todo o mandato. Foto: Divulgação

Para especialistas, isso pode significar um pensamento de mudança no eleitorado irlandês, insatisfeito com as crises de saúde e de acomodação na Irlanda, ocasionada durante os governos liderados pelos partidos Fianna Fáil e Fine Gael.

Leia também: 8 maneiras de identificar e combater as “fake news” em época de eleição

Essa foi a 33ª eleição para o Parlamento Irlandês. Entre os 160 deputados eleitos, 48 são novas caras, ou seja, vão iniciar seu primeiro mandato no cargo. Entre as mulheres, foram apenas 36 eleitas entre 162 candidatas.

A RTÉ publicou a lista completa de políticos eleitos e os partidos com mais votos, além de gráficos que mostram quem os eleitores preferiram por categoria (idade, gênero, região da Irlanda, etc).

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Filmes brasileiros na Irlanda: saiba as produções que estão em cartaz em Dublin

O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…

23 de abril de 2025

A histórica visita do papa Francisco à Irlanda em 2018

A morte do Papa Francisco tem gerado uma comoção na Irlanda, que ainda guarda na…

21 de abril de 2025

Autoridades irlandesas prestam homenagens a Papa Francisco após sua morte

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira provocou uma onda de comoção na Irlanda, país…

21 de abril de 2025

Pesquisa busca mapear desafios enfrentados por imigrantes na Irlanda

Uma nova pesquisa foi lançada recentemente com o objetivo de entender os principais desafios enfrentados…

21 de abril de 2025

Uma em cada três empresas contrataram graduados do ensino superior na Irlanda

Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…

18 de abril de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

18 de abril de 2025