Por Esdras Neto
A Aurora Boreal (luzes do norte) e a Aurora Austral (luzes do sul) despertam a atenção de pessoas em todo o mundo. Muitos não se importam em viajar durante dias em busca das luzes incríveis que pintam o céu com belas cores e formas.
O fenômeno acontece em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
As luzes são completamente naturais e de graça — ninguém pode dizer que você tem mais chances de ver com a agência X ou o guia Y. Elas podem ser vistas tanto no Norte quanto no Sul, mas não é fácil viajar ou, mesmo, hospedar-se na Antártida, o que faz com que as luzes do sul (ou da Aurora Australis) sejam mais difíceis de ver.
A verdade é que inúmeras pessoas sonham em ver a Aurora ao vivo, mas muitas delas ficam só no sonho. Por quê? Preço! O valor cobrado pela maioria das agências de viagens para um tour de uma semana pode chegar a 2.500 euros. Convenhamos: não é todo mundo que pode arcar com um valor tão significativo.
Foi por esse motivo que comecei a escrever sobre a Aurora e criei o Aurora Borealis, um site com dicas e sugestões de roteiros baratos para ver as Luzes. Há opções que incluem trens com duração de 15 horas e voos com a nossa querida Ryanair.
Foto: Arquivo pessoal
Vá de trem e aproveite não apenas as Auroras, mas também a linda paisagem durante a travessia pelo Círculo Polar, desfrutando tudo o que o Norte da Escandinávia tem a nos oferecer.
É claro que você pode optar pelo trecho completo de avião. No entanto, perderá a paisagem fantástica e a oportunidade de se deslumbrar com a vista.
Fonte: Lyngen Norway
Lembro sempre que, quando me deparava com a Aurora em imagens ou filmes, acreditava que seria uma busca tão distante para esse rapaz crescido na Zona Leste de São Paulo que pensava comigo: “Isso é coisa de gente rica. Nunca vou conseguir ver isso ao vivo”.
A Latitude mostrada aqui é de 66.27’°, em Reykjavik, na Islândia. O círculo polar fica por volta de 66.33’°, e esse trem vai até 67.28’°.
Pois bem, se você pensa (ou pensava) dessa mesma forma, eu te convido a sair da zona de conforto e buscar aquilo que você sonha, pois tudo é possível! Basta correr atrás.
Fique à vontade para acessar o site www.borealis-aurora.com e curtir a página do Facebook.
Ficou curioso para ver este fenômeno? O vídeo abaixo te dará uma palhinha e explicará muito bem o processo. (E já ajuda a praticar o inglês).
Happy Aurora Hunting!
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…