Os beneficiários do programa governamental irlandês de auxílio a desempregados ou afastados temporariamente do trabalho por conta do Covid-19 não receberão o benefício se viajarem para o exterior.
Com a flexibilização do lockdown e o lançamento de uma “green list”, com países de onde não haverá a necessidade de fazer quarentena ao chegar na Irlanda, muitas pessoas começaram a fazer programas de férias com viagens ao exterior. Entre elas, aqueles que estão recebendo benefício do governo.
Mas as regras são claras. O governo exige que os beneficiários permaneçam na Irlanda enquanto recebem o benefício. Segundo o site Citizens Information, o COVID-19 Pandemic Unemployment Payment (PUP) “não é pago por nenhum período passado fora da Irlanda” nem mesmo quando retornar e precisar fazer os 14 dias de quarentena, nos casos de países de onde há a exigência.
De acordo com o texto, os beneficiários podem “passar férias na ilha da Irlanda por no máximo duas semanas”, notificando o Intreo Centre ou o Social Welfare Branch Office.
Leia também: Auxílio emergencial na Irlanda poderá ser estendido até 2021
Apesar da permissão de viagens com retorno sem a necessidade de quarentena para 15 países, o governo continua insistindo que apenas viagens essenciais devem ser realizadas. Casos individuais em que as pessoas precisam viajar para o exterior por razões urgentes ou excepcionais serão considerados.
Já foram 104 pessoas com pagamentos cortados por viajarem fora da Irlanda recebendo o benefício.
O vice-primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou à rede de comunicação RTÉ que “o Departamento de Proteção Social obtém informações dos aeroportos e se alguém não estiver realmente procurando trabalho ou não estiver mais morando no país, seus pagamentos de assistência social poderão ser interrompidos”.
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…